AD (728x90)

gifgifs.com

Posição de Disjuntores

Recomende isso
LIGAÇÕES ESQUERDO DIREITOPela regra da vida, existe um começo e um fim. Através deste principio devemos também cumprir criteriosamente todos os outros existentes.

Falando em disjuntor, é um acessório de proteção termo magnético utilizado em circuitos elétricos que tem a finalidade de proteger os equipamentos e os condutores. Como todo equipamento elétrico de proteção e comutação tem a entrada e saída, quer dizer o condutor de entrada é ligado no terminal de entrada e a sua saída no terminal de saída.

Ao abrir os olhos nos deparamos com situações que não nos deixa em duvidas por saber o que é correto. Vejamos alguns exemplos que talvez não nos cause nenhum dano. Ex. Ninguém veste uma calça pela perna e sim pela cintura, ninguém calça um sapato pelo calcanhar e sim pelos dedos dos pés e por ai vai obedecendo aos princípios da natureza.

Ninguém faz uma ligação hidráulica com saída de agua por cima da caixa e a entrada por baixo.

Quando algum produto característico de manobra é lançado, com certeza passou por muitos procedimento e testes, isso comprova que existe um começo e um fim.

Resumindo, ninguém faz uma leitura de baixo para cima.

Porque nós ELETRICISTAS temos que ir ao contrario da natureza?

ENTRADA
disjuntor schneider.jpg 3
SAÍDA

Nas distribuições horizontal de um quadro com barramentos bipolar ou tripolar, a alavanca dos disjuntores deverá estar voltada para o centro do barramento na posição de ligado, mas alguns “eletricistas” insistem em instalar os disjuntores na posição inversa.

O correto é os disjuntores do lado esquerdo do barramento ficam com a alavanca voltada para o lado direito quando ligado e os disjuntores do lado direito do barramento ficam com a alavanca dos disjuntores voltados para o lado esquerdo quando ligado.

Veja exemplos;

LIGAÇÃO ENTRADA VERTICAL SAÍDA HORIZONTAL

cicuito disjuntor schneider.jpg 2

cicuito disjuntor schneider.jpg 1

Não fique sem direção, consultem sempre os fabricantes de  disjuntores e seus dispositivos específicos.

Equipe: FONTE REDES ELÉTRICAS

Postado por

Felipe Vieira Eletrotécnico a 12 anos trabalha em sua Empresa Fast Help Instalações Elétricas e dedica boa parte do seu tempo a repassar seus conhecimentos aos seguidores do Ensinando Elétrica. O Blog já supera a marca de 6 milhões de visitas desde seu lançamento.

2 Perguntas e Comentarios:

  1. Eu concordo, mas tive a infelicidade de encontrar um vídeo da Amanco onde o pente de barramento é conectado na parte debaixo dos disjuntores... (vixi!)

    ResponderExcluir

Seja Bem Vindo ao Blog Ensinando Elétrica, deixe sua duvida. que logo responderemos, vasculhe bem o blog tem muita coisa interessante e não se esqueça de virar seguidor e receber atualização de matérias no seu e-mail.

Faça como esses Eletricistas siga você também!

© 2013 Ensinando Elétrica. All rights resevered. Designed by Templateism