Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Por que cores cores diferentes nos fios e cabos condutores?

Prezados seguidores as duvidas são para serem esclarecidas.

TIPOS DE CABOS CORES

Acredito que nesta ou em quaisquer matérias existam duvidas e o blog que é um meio de divulgação espontânea, tem como finalidade expor e esclarecer as duvidas quando necessário. Este assunto é um dos mais questionados e geram duvidas de muitos seguidores, o porquê das cores dos fios e cabos condutores de eletricidade.

Padrão de cores para os condutores elétricos – Baixa Tensão

Os fios e cabos possuem isolação colorida para identificar a função de cada condutor e também facilitar nos manuseios de manutenções futuras.
Para as instalações elétricas de baixa tensão, a NBR 5410 determina o padrão de cores que deve ser usado para os condutores elétricos.

CONDUTOR NEUTRO

TIPOS DE CABOS NEUTRO



Para o neutro, deve ser usado condutor com isolação na cor azul claro (NBR 5410:2004 item 6.1.5.3.1).

CONDUTOR DE PROTEÇÃO

TIPOS DE CABOS VERDE PE

Para o condutor de proteção (PE), popularmente conhecido como fio terra, deve ser usado condutor com isolação na dupla coloração verde ou verde e amarelo (NBR 5410:2004 item 6.1.5.3.2).

CONDUTOR DE PROTEÇÃO TERRA OU PEN

CABO TERRA VERDE AMARELO

Se o condutor tiver as duas funções: neutro e proteção, é chamado de “condutor PEN” e deverá ter isolação na cor azul-claro, com anilhas verde-amarelo nos pontos visíveis ou acessíveis (NBR 5410:2004 item 6.1.5.3.3).

Obs.: O condutor PEN só é permitido em alguns casos especiais estabelecidos pela NBR 5410:2004, conforme item 5.4.3.6 e o item 6.4.3.4.1.

CONDUTORES FASES E RETORNOS

TIPOS DE CABOS DE FASE

Para os condutores fase, usar as demais cores com exceção daquelas já utilizadas nos condutores: neutro, proteção e PEN.

NOTA: Por razões de segurança, não deve ser usada a cor de isolação exclusivamente amarela onde existir o risco de confusão com a dupla coloração verde-amarela, cores exclusivas do condutor de proteção.

Atenção:

Em muitas instalações elétricas, infelizmente o padrão oficial de cores não foi utilizado. Por isso, antes de fazer novas conexões, não confie somente na cor do fio, confirme antes a função de cada condutor. 

Dicas para confirmar a função dos condutores:

Consultar diagramas da instalação;
Medir com o multímetro a tensão presente em cada condutor;
Verificar na origem da instalação (quadro de distribuição) quais foram os condutores utilizados para cada função.


Equipe: FONTE - REDES ELÉTRICAS
#


#