endereco DVD

Contador de visita

enquete

Fale conosco

Senha seguidores

Bônus Coletânea Ensinando Elétrica

Bônus Coletânea Ensinando Elétrica
Acesse sua área do Bônus dos DVDs Ensinando Elétrica

Promoção de fim de ano!

Promoção de fim de ano!
Receba a Coletânea Ensinando Elétrica e o Acesso a área de Bônus da Coletânea Ensinando Elétrica, Promoção de R$ 120,00 por R$ 65,00 com frete incluso. ATENÇÃO ASSIM QUE CONCLUIR COM SUA CONTRIBUIÇÃO NÃO ESQUECER DE ENVIAR O ENDEREÇO DE ENTREGA PARA, ensinandoeletrica@gmail.com

Elétrica e Eletrônica

Elétrica e Eletrônica
Novo site de Elétrica, em construção confirem

Zelamos pela qualidade, nada de publicidade e poluição visual, contribuem com nosso trabalho.

Transformador de Potencial

Transformador de Potencial? já ouviu falar? vamos aprender um pouco --

Transformador de Potencial (TP)é um equipamento usado principalmente para sistemas de medição de tensão elétrica, sendo capaz de reduzir a tensão do circuito para níveis compatíveis com a máxima suportável pelos instrumentos de medição. Sua principal aplicação é na medição de tensões com valores elevados, ou seja, em seu circuito primário (entrada) é conectada a tensão a ser medida, sendo que no secundário (saída) será reproduzida uma tensão reduzida e diretamente proporcional a do primário. Assim, com menor custo e maior segurança, pode-se conectar o instrumento de medição (voltímetro)no secundário. A razão (divisão) entre a tensão no primário sobre a tensão apresentada no secundário de qualquer transformador é uma constante chamada de relação de transformação (RT). 

A RT é determinada na fabricação do TP pela razão entre o número de espiras do enrolamento primario sobre o número de espiras do enrolamento secundário, assim conhecendo-se a RT e a tensão no circuito secundário, tem-se o valor da tensão no circuito primário. Os TPs podem ser considerados especiais, pois são fabricados de forma a apresentar uma RT com ótima exatidão, ou seja, uma pequena variação na tensão do primário causará uma variação proporcional também no secundário, permitindo assim que indicação no voltímetro apresente uma incerteza de medição muito pequena. A tensão reduzida do circuito secundário do TP também é usada para alimentar, de forma igualmente segura, os circuitos de proteção e controle de subestações.

Imprimir Artigo
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Início

0 Perguntas e Comentarios:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo ao Blog Ensinando Elétrica, deixe sua duvida. que logo responderemos, vasculhe bem o blog tem muita coisa interessante e não se esqueça de virar seguidor e receber atualização de matérias no seu e-mail.

GUIA DO ELETRICISTA! FAÇA O DOWNLOAD

Livro Eletricista Manutenção Industrial

Quer aprender elétrica? clique aqui

Comandos Elétricos

TABELA DE MOTORES WEG

Qual a sua Profissão!

Perguntas do dia!

Perguntas do dia!