Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Procedimento para operação de banco de cargas

Bom galera, esses dias atrás fiquei fazendo uma operação de bancos de cargas lá no meu trabalho, então resolvi tentar ensinando aqui neste post como funciona essa operação, primeiramente vamos entender o que é um banco de cargas. Resumo rápido.


O BANCO DE CARGAS.

A carga resistiva ou simplesmente banco de cargas é um sistema que proporciona um modo de se acoplar cargas elétricas resistivas a geradores ou banco de baterias para fins de testes funcionais.

Nessa foto --> vemos o painel funcional de um banco de cargas para esse modelo a carga máxima é de 1040 KW. (Kilowatts)





1º Passo selecionar a tensão que será usada, lembrando o banco trabalha com 240V/480V.



Obs 01 – exemplo: Você irá usar tensão de 380V, sendo assim você irá selecionar pela chavinha (load voltage select) em 480V, esta chavinha faz o fechamento do comando de 480V, para 127V, e tambem irá selecionar o banco (Resistencias) para 480V, quando você liga a chavinha em 240V você faz o fechamento dos comandos de 240V para 127V, e tambem seleciona as resistencia para 240V.

Obs 02 – exemplo: Você ira usar tensão de 380V, sendo assim você selecionara pela chavinha (Blower Voltage) em 480V. Esta chavinha faz o fechamento do motor para 480V, quando você liga a chavinha para 240V faz o fechamento do motor para  240V.



2º Passo energizar o comando (painel) usando a chavinha (power) em ON.



3º Passo ligar o comando usando o botão liga (Verde)


4º Passo seleciona o sentido de rotação do ventilador pela chavinha (fan reverse), ABC ou CBA.



5º Passo acionando o botão liga (preto) ligará o ventilador, caso precise inverter o sentido de rotação do ventilador, use o botão (vermelhor) para desligar o ventilador após inverta a rotação na chavinha (fan reverse) espere alguns segundos e ligue novamente o ventilador com o botão liga (preto).



6º Passo colocando as cargas, mantenha a chavinha (master-load) desligado seleciona as cargas desejadas, após as cargas selecionadas ligue a chavinha (master-load).
Obs: Observe que há dois valores de cargas, nas chavinhas seletoras de cargas os valores superiores são para tensão 480V, e os valores inferiores são para tensão 240V.


Criado e editado Por Ensinando Elétrica. Duvidas? deixem seus comentários. valorize nosso trabalho

#


#