Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Conceito Básico de Eletricidade

Nos condutores existem partículas invisíveis chamadas de elétrons que no passado utilizava-se o padrão AWG. Para sua orientação livres que, assim como os planetas segue abaixo uma tabela prática como referência. ao redor do sol, giram ao redor do núcleo dos átomos. 


Quando uma força, chamada de tensão elétrica, impulsiona esses elétrons todos na mesma direção, forma-se uma corrente elétrica. A multiplicação da tensão pela corrente é a potência elétrica. E uma potência elétrica sendo utilizada durante um certo tempo é a energia elétrica. A tensão é medida em volts, a corrente em ampères, a potência em watts e a energia em quilowatt-hora. Assim, um chuveiro de 4400 W, ligado em 220 volts, é percorrido por uma corrente elétrica de 4400 / 220 = 20 ampères. Esse chuveiro, ligado durante 1/2 hora por dia, 30 dias, consome uma energia de: 4,4 quilowatts x 0,5 hora x 30 dias = 66 quilowatt-hora. Se, por exemplo, o quilowatt-hora custar R$ 0,20, então o chuveiro exemplificado representará um custo mensal de R$ 13,20.

Veja a potência de alguns aparelhos eletrodomésticos

CABOS ELÉTRICOS Os cabos elétricos são da maior importância para o bom funcionamento e a segurança das instalações residenciais. Todas essas características, você pode encontrar na família de O tipo de cabo mais comum é aquele fios e cabos da Prysmian. constituido por um condutor com vários filamentos de cobre e um revestimento plástico (PVC). A pureza do cobre é fundamental para evitar aquecimentos exagerados dos condutores e também para facilitar a realização de emendas, dobras e ligações a interruptores, tomadas, • Reduz tempo de instalação quando comparado aos rígidos; disjuntores, etc. • Facilidade de manuseio, instalação e manutenção; • Facilidade de retirar cabos das caixas e bobinas; • Reduz possibilidade de defeitos superficiais O PVC de recobrimento deve ser de nas passagens por eletrodutos; ótima qualidade e apropriado para • Facilidade de manuseio nas isolar condutores elétricos. mudanças de layout; Isso garante que não haja • Segurança para instalação em curtos-circuitos e incêndios nas determinadas alturas instalações. (profissional trabalha em escadas ou andaimes). É fundamental que os fios e cabos sejam fabricados rigorosamente dentro das normas técnicas vigentes, garantindo a segurança da instalação.

Ads: 


Além de tudo isso, os fios e cabos devem ser antichama, o que garan que eles não propagam incêndios, evitando que pequenos incidentes transformem em grandes tragédias Todas essas características, você pode encontrar na família de Nos últimos anos, a quantidade de aparelhos elétricos residenciais e suas respectivas potências cresceu significativamente. E a Prysmian mais uma vez sai na frente com Superastic, os fio e cabos de energia que superam todas as especificações. Enquanto os cabos existentes no mercado operam a uma temperatura máxima de 70ºC, os novos cabos Superastic suport temperaturas de até 85ºC. Nas sobrecargas eventuais, os cabos Superastic suportam o dobro do tempo dos cabos convencionais, reduzindo o risco de curtos-circuitos, potenciais geradores de incêndio.

O QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO

A parte central da instalação elétrica é o quadro de distribuição, de onde partem todos os circuitos internos da residência. Um quadro típico contém um disjuntor geral e diversos disjuntores relativos aos circuitos de iluminação, tomadas e equipamentos específicos (chuveiro, ar condicionado, microondas, etc). O quadro de distribuição deve estar sempre desobstruído, não deve conter partes combustíveis (como madeira), deve possuir uma tampa interna (para evitar riscos de choques) e nunca deve ser lavado ou molhado.

OS CIRCUITOS INTERNOS

A partir do quadro de distribuição, saem os cabos que vão fazer as ligações das lâmpadas e interruptores, tomadas e equipamentos elétricos em geral. Vejamos como fazer essas ligações.

Ads:


A INSTALAÇÃO ELÉTRICA RESIDENCIAL

Ads:


CABO TERRA

Para se reduzir a possibilidade de choques nas instalações elétricas, deve ser instalado um eficiente sistema de aterramento, cujo principal componente é o cabo terra. Para tanto, é cravada no solo uma haste de aterramento, próxima ao relógio de luz. Desta, sai um condutor de aterramento até o quadro de distribuição. E, a partir desse quadro, saem os cabos terra para o interior da instalação. A cor do cabo terra deve ser amarela-verde e a sua seção é a mesma do que as dos cabos fase e neutro.


Recomendamos: 

#


#