Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Comandos Elétricos sem utilizar contato de selo. Posso ligar o que quiser

 Olá meus amigos, Felipe Vieira aqui. Fiquei um tempo sem trazer novos artigos aqui no blog Ensinando Elétrica devido a correria do dia a dia. Fiz um trabalho para um cliente e gostaria de compartilhar com vocês esse diagrama de Comandos Elétricos.

A maioria dos eletricista conhece a PARTIDA DIRETA correto? Onde utilizamos um contator basicamente para acionamento de motores elétricos. Você sabia que você pode acionar qualquer carga utilizando contatores? Não apenas só motores, tais como circuitos de iluminação.

Antes de iniciarmos, quero propor um exemplo: acionar uma carga utilizando apenas uma chave seletores com retenção. No exemplo, vamos acionar uma carga de 04 luminárias.


Nesse exemplo, utilizamos contator bipolar, chave seletora com contato NA, disjuntor bipolar e disjuntor unipolar. Ao acionar a chave o contato atraca e mantém acionado. Nessa forma não utiliza-se de contato de selo, apenas uma seletora para energizar sua bobina. Veja o diagrama criado no CADe SIMU:



Para quem ainda não conhece o CADe SIMUé um software gratuito para estudantes e eletricistas aprender sobre Comandos Elétricos na prática.



Abaixo temos o diagrama de comando desse exemplo, elaborado no software CADe SIMU 4.0, traduzido pelo professor Felipe Vieira, elaborador do Blog Ensinando Elétrica.



Bom, se você conhece a maioria das partidas de motores elétricos, utilizando a lógica de comandos elétricos, esse tipo de comando pode ser muito simples sua utilização. Se você não sabe nada de comandos elétricos temos um curso. Você pode se inscrever aqui e se tornar uma referência no mercado em Comandos Elétricos. Bora?


Se você ainda não tem o CADe SIMU em sua versão português, recomendo você instalar e iniciar seus estudos em comandos elétricos, pois é gratuito.

Recomendações:

App Ensinando Elétrica

CADe SIMU no PC

Acessar o Blog diariamente

Seguir na redes sociais

Buscar artigos no blog, procure artigos com palavras chaves


Felipe, posso ligar motores elétricos utilizando apenas uma seletora? Pode sim, desde que você instale o disjuntor motor e seu contato auxiliar em série com a seletora, para que o mesmo desarme, caso haja uma falha térmica.

QUERO UM LIVRO DE COMANDOS ELÉTRICOS

Bom pessoal espero que tenha gostado desse artigo, fui e até a próxima.

#


#