Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

O que é um DISJUNTOR TERMOMAGNÉTICO?

Fala galera! Você sabe dizer o que é um DISJUNTOR TERMOMAGNÉTICO? Fique nesse artigo e aprenda mais sobre " componentes elétricos ", para a manipulação da eletricidade e segurança em circuitos e para curtos circuitos.



O disjuntor termomagnético possui a função de elemento de proteção e, eventualmente, de chave. Interrompe a passagem de corrente elétrica ao ocorrer uma "sobrecarga" ou curto-circuito.

sobrecarga = mal dimensionamento de fiação e disjuntores, isso causa sobrecarga, aumento de carga no circuito é a causa mais comum.

curto-circuito = fase com neutro direto = curto = fase com fase direto = curto = fase com terra neutralizado = curto.

Detalhando a sobrecarga:

Sobrecarga é uma corrente "ligeiramente" superior à nominal que, a longo prazo (horas ou dias), pode danificar seriamente a fiação elétrica. Essa proteção baseia-se no princípio da dilatação de duas lâminas de materiais distintos, portanto com coeficientes de dilatação diferentes. Uma pequena sobrecarga proporciona uma deformação no conjunto de lâminas devido ao calor gerado nelas, desligando assim, o respectivo circuito elétrico conectado ao disjuntor.

Sobrecarga no Circuito


Detalhando o curto-circuito:

Curto - Circuito é uma corrente excessivamente ALTA proveniente de alguma avaria no sistema elétrico ao qual está conectada (aproximadamente dez vezes a nominal), e que precisa ser imediatamente interrompido, sob pena de danificar todo circuito elétrico. A proteção contra curto-circuito é feita por um dispositivo magnético, que desliga o circuito quase instantaneamente.


Os disjuntores são DIMENSIONADOS  da mesma forma que os fusíveis e, construtivamente, esses dispositivos podem ser monofásicos, bifásicos e trifásicos.


As vantagens do disjuntor termomagnético são:

> É religável \o/, após cessar o problema que ocasionou o seu desarme.
> Não se funde e não precisa ser substituido após ter sido ativado.
> Protege a instalação com rapidez e segurança.

A simbologia do disjuntor termomagnético apresenta - se abaixo:

Símbolos Elétricos do Disjuntor

Baixe já o CADe SIMU 3.0 para praticar instalações elétricas, comandos elétricos, automação, pneumática, grafcet e muito mais... 100% GRATUITO.
#


#