Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

Pegue seu lápis e caderno, e boa aula! ;)

5 Linguagens de Programação CLP que você precisa conhecer.

Olá amigos e amigas, Felipe Vieira aqui! e no artigo de hoje vamos falar sobre, programação de CLPs. Muitas pessoas pensam ou acham que só existe a linguagem "LADDER" para se aprender e praticar! Mas estão muito enganados.

5 Linguagens de programação de CLP que você precisa conhecer!


A norma IEC 61131 - 3 especifica a sintaxe e a semântica de um conjunto unificado de linguagens de programação para Controlador Lógico Programável (CLP) ou (PLC) inglês.

As linguagens em conformidade com a norma são elas:

1º Linguagem de programação em : Lista de Instruções - (Instruction List, sigla IL)

2º Linguagem de programação em : Texto estruturado - (Structured Text, sigla ST)

3º Linguagem de programação em : Diagramas de blocos funcionais ( Funcion Block Diagram, sigla FBD).

4º Linguagem de programação em : Diagrama LADDER (Ladder Diagram, sigla LD) que é a mais utilizada e a que as pessoas mais a conhece e se familiariza pela fato de ser bem parecida com as lógica de comandos elétricos.

5º Linguagem de programação em: Sequencial gráfico de função (Sequential Function Chart, sigla SFC).

Publicidade:


Dessas linguagens citadas, duas são textuais, lista de instruções e texto estruturado, e duas são gráficas, ladder e bloco funcionais. A linguagem sequencial gráfico de função tem elementos que estruturam a organização interna dos programas de controladores programáveis e blocos funcionais. Esses elementos de configuração são definidos na programação do controlador, e os recursos estabelecidos facilitam a comunicação entre controladores programáveis e outros componentes de sistemas automatizados.

Todas essas linguagens de programação podem ser aplicadas no mesmo projeto. E o uso de uma única linguagem padronizada pela norma não tem benefícios na estrutura do projeto final.

Nos próximos artigos falaremos de cada uma linguagem especificamente e montaremos exemplos e esquemas para você compreender melhor a diferença de cada uma.

Ou seja para você se considerar o expert de programação não basta saber apenas a linguagem LADDDER, você precisa estudar muiiiitooooooooo! :)

Recomendamos: