Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Disjuntor Motor o que é?

Olá amigos eletricistas e estudantes da área da elétrica, Felipe Vieira aqui novamente trazendo outro artigo para vocês voltado na área de comandos elétricos. Precisa aprender comandos elétricos? Baixe o CADe SIMU para iniciar seus estudos em sua casa.

O que é o Disjuntor Motor?


O disjuntor motor é um dispositivo que combina proteção e controle para motores elétricos. Ele foi desenvolvido especialmente para o acionamento e proteção de motores elétricos.



A vantagem desse disjuntor é que ele consegue reunir funções de fusível, relé térmico e contator em um único dispositivo. Isso ajuda muito para economizar espaço no painel de controle de seu motor.

Funções do Disjuntor Motor

Proteção contra sobrecarga

Interrompe a passagem de corrente caso haja uma sobrecarga, por meio de um disparo térmico.

Publicidade:


Essa proteção térmica funciona a partir de duas lâminas metálicas, com coeficientes de dilatação diferentes. Quando ocorre uma sobrecarga, a temperatura aumenta fazendo essas lâminas se deformarem, desligando o circuito.


Proteção contra curto-circuito

Funciona a partir de uma bobina, que quando energizada com uma corrente muito acima da corrente nominal do equipamento cria um campo magnético que aciona o interruptor e desliga o circuito.

Seccionamento e comutação

Ele mantem a separada a tensão do motor, e, ao mesmo tempo faz a comutação – ligar e desligar – no próprio equipamento, substituindo uma chave para ligação.


Vantagens

Algumas das vantagens são que os disjuntores motor são religáveis e não necessitam elemento de reposição. Eles possuem alta capacidade de interrupção, o que faz eles poderem ser usados mesmo em locais com elevado nível de corrente de curto-circuito.



O disjuntor motor assegura total proteção ao motor e ao circuito elétrico com seus disparadores térmico e magnético. Você pode acoplar contatos auxiliares em alguns modelos, se precisar.

Publicidade:


Ao instalar um disjuntor motor, você deve ajustar ele ao valor nominal do motor. O disjuntor deixa a corrente passar sem interromper no período de partida do motor, onde são necessárias correntes maiores.


Diagramas Elétricos

Você pode agora mesmo baixar o CADe SIMU para utilizar o programa e criar diagramas de comandos elétricos onde você pode inserir o componente disjuntor motor e realizar a simulação do circuito assim você pode compreender todo o funcionamento do dispositivo.

Publicidade:


Veja a simulação abaixo de um circuito simples com disjuntor motor.


Disjuntor motor pode ser substituído pelo relé térmico de proteção, lembre-se de realizar o cálculo corretamente do seu motor para a escolha do tipo e modelo de disjuntor motor.

Esquema Elétrico (Diagrama básico) CADe SIMU 3.0 Português



Recomendamos:

#


#