Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

O que é e para que serve um pressostato?

Olá amigos, após alguns dias ausente aqui no blog, devido a correria do dia a dia hoje achei um tempinho para trazer um artigo legal para vocês. Confira também esse artigo mostrando o que é e para que serve um termostato.




Vocês sabem ou já ouviram falar em pressostato? Sabe o que é ou para que serve? Vamos te ensinar nesse artigo, continue conosco.

Aliás, o que é um pressostato? Felipe!

Pressostato galera, também bastante conhecido como interruptor de pressão, são dispositivos utilizados para a proteção dos equipamentos contra pressão muito altas ou muito baixas. Quando a variação de pressão ultrapassa esses limites pode danificar os equipamentos.

Ads:


Existem diversos modelos de pressostatos no mercado, com diversas funções e configurações vamos ver alguns exemplos que encontramos:

Pressostato modelo 01
Pressostato NA e NF
Pressostato modelo 02

Pressostato automático
Pressostato modelo 03

Pressostato para compressores

Pressostato modelo 04

Pressostato automático

Pessoal, esses pressostatos também podem ser usados no controle de pressão indicando quando um equipamento deve ser ligado ou desligado, incrementando os pressostato em diagramas de comandos elétricos.




Funcionamento

O pressostato possui um circuito eletrônico que emite um sinal assim que a pressão programada ou regulada é atingida, daí o nome interruptor de pressão. Portanto, monitora desligando o circuito assim que a mesma é atingida, por isso é usado para a segurança dos equipamentos. Tenha como exemplo um compressor de um sistema de refrigeração, isso fará com que se quebre e o gás vaze.

Ads:


Também encontramos pressostatos em compresores tradicionais, exemplo abaixo:


Detalhe pressostato ligação:


Há diversos vídeos no YouTube ensinando a instalar pressostatos em compressores e demais equipamentos.

Principais tipos:

Os pressostatos podem ser classificados quanto ao intervalo de atuação e o tipo de contato. Acompanhe abaixo:

  • Diferencial fixo ou ajustável - Quando ao intervalo de atuação, os pressostatos podem ser divididos entre o fixo e o variável. O fixo só oferece um valor de ajuste enquanto o variável permite o ajuste de uma faixa de valores.

Ads:


  • Por contatos relé SPDT ou DPDT - Quanto ao tipo de contato, os pressostatos podem utilizar contatos SPDT (Single Pole-Double Throw ou um polo-duas posições) ou DPDT (Double Pole-Double Throw ou dois polos-duas posições). O SPDT é composto basicamente por um terminal comum e dois contatos, um NA (normal aberto) e um NF (normal fechado). O DPDT é composto por dois terminais e quatro contatos, sendo 2 NA e 2 NF.
Regulagem/ Ajustes

A regulagem dos pressostatos depende da sua aplicação. Em sua interface é possível ajustar a pressão de trabalho do pressostato através de um botão ou um parafuso de ajuste. Em aplicações de segurança, o pressostato deve ser regulado com a pressão máxima suportado pelo sistema, sem que seja danificado e em aplicações de controle, o pressostato deve ser regulado com o valor de pressão que se deseja manter no sistema.

A baixo você terá a oportunidade de ver diagramas de comandos elétricos elaborados no CADe SIMU, incluímos o dispositivo pressostato para a simulação.

Através de uma chave seletora, podemos mudar uma partida direta para o manual ou automático, esse seria controlado por um pressostato de algum sistema.


Para que funcione na simulação com o pressostato todo o circuito de comando deve ser realizado com tensão continua utilizando positivo e negativo, conforme o exemplo acima.

Observando o desenho, no modo automático o responsável por acionar e desacionar o motor é o pressostato. No modo manual pode ser ligado normalmente pelas botoeiras.

Ads:


Também você deve configurar o pressostato dando dois cliques no componentes, conforme exemplo abaixo:


3 fios, PNP pois se deixar NPN o mesmo irá mandar sinal negativo ao invés do positivo.

Veja também um comando com pressostato com o comando completo estrela - triângulo.


Lembre-se galera vocês podem realizar a criação desses exemplo no CADe SIMU 3.0 em português vocês podem baixar agora mesmo clicando aqui!

Bom amigos fico por aqui, vou preparar um outro artigo mostrando o que é um termostato você conhece? Não?! Então fique ligado no Blog, já salve nos seus favoritos ou baixe o aplicativo do blog, clicando aqui!

Recomendamos:

#


#