Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Como fazer um Comando com Sirene (alarme) e um Cala-Sirene?

Olá amigos, tudo bem? Hoje depois de um longo dia de trabalho, arrumei um tempinho para trazer mais um ensinamento para vocês na área de comandos elétricos.



Hoje vamos ver como você pode incrementar em seus circuitos de comando, um sistema de alarme onde irá soar uma sirene em caso de problema no motor elétrico. Existem diversos tipos tamanhos e sons diferentes para sirenes de aviso, mas o comando será o mesmo.

Publicidade:



A proposta desse exercício é a seguinte: se o motor acusar sobrecarga o relé térmico ira atuar e acionar a sirene e uma sinalização no painel indicando falha, e também inserir um botão chamado " cala sirene " onde ao pressionar a sirene se desliga e permanece apenas a sinalização.

Eu sempre vejo esse tipo de comando instalado nos painéis de comandos das indústrias que eu visito. Portanto, para fazer essa atividade você precisará baixar o CADe SIMU pode clicar aqui.

Se você já tem prática no CADe SIMU será mais fácil montar, conforme os exemplos abaixo. Primeiramente você vai montar o circuito de potência conforme exemplo:


Temos alimentação trifásica + pe, insira disjuntor o contator e o relé térmico, seguido do motor trifásico. Você pode por um fio positivo e um negativo para o circuito de comando em exemplo.


Conforme exemplo acima, você vai fazer o circuito de uma partida direta e nada mais, Veja como deverá ficar seu comando igual ao esquema acima, pois após ter feito começaremos a inserir o comando para a sonorização e o cala-sirene.


Esta vendo a barra separando um circuito do outro? Você vai fazer exatamente igual, nomeando conforme exemplo acima, e inserindo a fiação exatamente igual acima. Faça tudo com calma para não ocorrer erro na sua simulação. Feito o passo a passo, você terá o resultado abaixo:


Você pode simular o circuito e testar o sistema da partida do motor, mas sem ainda ter clicado no RT para que ele atue. Vamos continuar abaixo:


Observe pelo desenho acima, onde eu pressiono o componente RT para que ele simule a sobrecarga, então assim aciona-se a sinaleira e a buzina (sirene, alarme etc).

Publicidade:



Ainda assim, para que se desligue apenas a sirene, preciso pressionar o botão B2. Vamos ver o exemplo abaixo:


Então, ao pressionar B2 a sirene para de soar ficando apenas o aviso visual acionado, a este dá-se o nome "cala-sirene". Quer ver o funcionamento do circuito através de um vídeo? Vamos ver abaixo:


Galera, é muito legal fazer esse comando. Lembrando que ele pode ser feito com qualquer tipo de partida de motor, seja direta, estrela triângulo ou qualquer outro. A maioria dos painéis de comando deve ter esse sistema de alerta integrado. OK?

Até o próximo artigo fui.... Felipe Vieira - Blog Ensinando Elétrica.

Recomendamos:

#


#