Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Aliás o que é o fator de potência?

Olá amigos, a pedido de um membro do grupo de elétrica do zap zap, vou fazer um breve artigo explicando o que é o fator de potência.



O fator de potência é um índice que mostra a forma de como a energia elétrica é recebida e está sendo utilizada, ou seja, indica quanto a energia solicitada (aparente) está realmente sendo usada de forma útil (energia ativa).

O instrumento para medir o fator de potência é o cossefímetro.
Aliás, se você não sabe é bom saber que, o cosseno desse ângulo φ (fi) é o que chamamos de FATOR DE POTÊNCIA.

Publicidade:


Simbologia:

FP: fator de potência
P: potência elétrica
I: corrente elétrica em uma das fases tomadas como referência.
V: tensão elétrica
√3 : Raiz quadrada de 3 = 1,73

Ele é determinado pela aplicação da seguinte expressão: (clique para ver no tamanho real)


O fator de potência pode apresentar-se de duas formas:


Você sabia? Em circuitos de corrente alternada (ca) monofásica: a potência é obtida multiplicando a tensão e a corrente, cujo resultado é multiplicado pelo fator de potência do equipamento que está ligado ao circuito. Então temos:

P = V x I x FP

Você sabia? Em circuitos de corrente alternada (ca) trifásica (3 fases): a potência ativa trifásica, tanto para disposição em estrela quanto em triângulo, é a mesma. É a soma das potências das três fases e calcula-se da seguinte forma:

P = √3 x V x I x FP

Exemplo prático:

Publicidade:


Tem-se como carga um motor monofásico com a potência de 1,5cv, cujo circuito se observa na imagem abaixo, em que o voltímetro indica uma tensão de 220V e o amperímetro uma corrente de 11,6A. Com isso podemos obter o seguinte resultado:


A potência aparente é dada por: S = V x I = 220V x 11,6 = 2.552VA

O wattímetro indica 2.208 watts, para potência ativa ou real.

O fator de potência para o exemplo será: FP = P/S

Ou seja. o cosφ = FP = 0,87. O ângulo de defasagem entre a corrente (I) e a tensão (V) será de 29°.

Conclusão:

  1. Devido ao baixo fator de potência (FP), ocorre um consumo de energia reativa maior. No entanto, a potência reativa, medida em Kvar, é usada para criar e manter os campos eletromagnéticos das cargas indutivas.
  2. A potência ativa é a que executa o trabalho útil, enquanto a potência reativa não produz nenhum trabalho; fica circulando entre a carga e a fonte de alimentação, ocupando um " espaço " no sistema elétrico que poderia ser utilizado para fornecer energia ativa
  3. A potência ativa e a potência reativa, juntas, é o que chamamos de potência aparente, medida em KVA, que é a potência total gerada e transmitida a carga.
  4. Como a instalação possui um baixo fator de potência, abaixo do valor mínimo que é de 0,92, é necessário fazer a correção do fator de potência para evitar a cobrança de multa, conforme determina a legislação em vigor. Ai nesses casos é necessário fazer sistema de banco de capacitores para corrigir
Recomendamos:



#


#