Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Como fazer um comando para talha elétrica? aprenda nesse artigo.

Olá amigos, esse é o artigo de número 4231 Isso mesmo! Já postamos 423 artigos aqui na nossa página, e nesse artigo vamos falar sobre talha elétrica.


Talha elétrica serve parta içar e locomover peças pesadas que é claro, o ser humano não é capaz de fazer sozinho. Existem muitos tipos e tamanhos de talhas, até mesmo grandes sistemas de locomoção de peças como as famosas pontes rolantes.

Publicidade:


Nesse artigo de nível básico, para apenas exercício teórico em comandos elétricos, até por que não montei um sistema desse na prática até hoje, apenas deduzindo como funciona um sistema básico desses.

Temos abaixo a figura com as descrições:


Nesse exemplo, temos 2 motores. Vamos chamar de M1 e M2 função de M1 é subir e descer e função de M2 esquerda direita!. Apenas isso e nada mais, uma talha dessa tem que fazer certo!

Publicidade:


Detalhes do controle:


Achei a foto original um pouco fosca então, fiz o desenho do zero simulando o mesmo controle com 4 botões de pulso, sendo os 2 primeiros para subir e descer, e os 2 últimos direita esquerda.



Nesse tipo de talha não há necessidade de circuito de selo, onde ela funciona apenas "pulsando" e mantendo o dedo no botão para subir ou descer e para esquerda ou direita.

Pois não há nenhum sistema de fim de curso ou sensor de proximidade, então vamos montar 2 comandos partida com reversão. Para subir e descer ir para esquerda e direita o motor tem que ter reversão certo.

Publicidade:


Então no circuito de comando abaixo, temos o diagrama de comando para um sistema de uma talha como essa, onde tem 2 comandos reversão, onde o operador apenas "pulsa" para acionar o pequeno motor elétrico.

Veja o diagrama, clique para ver em uma dimensão de maior qualidade.


Você pode baixar agora mesmo o CADe SIMU para montar e treinar esse tipo de comando, basta clicar aqui e baixar pelo site oficial.

Fiz o comando bem básico, você pode incrementar inserindo proteções, como relé falta de fase, ou até mesmo fazendo um comando em 24Vcc, inserindo disjuntores ou disjuntor motor.

Como funciona:

Temos 4 botões de controle S1 e S2 move Motor 1 através de K1 e K2, podemos dizer que K1 desce e K2 sobe. Temos também, S3 e S4 move o Motor 2 através de K3 e K4, podemos dizer que K3 esquerda K4 direita, também temos os intertravamento para proteção contra curto - circuito.

Caso algum dos motores tenha problemas o relé térmico irá parar imediatamente o funcionamento do motor, e também não sendo possível seu acionamento pelas botoeiras.

Veja abaixo o vídeo do sistema em simulação para compreender melhor a ideia.


Bom, é isso galera. Espero que tenham gostado e aproveitando quero convidar vocês para fazer parte dos grupos de elétrica no WhatsApp e Telegram, clicando aqui agora mesmo!

Publicidade:

#


#