Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Um último artigo de 2017 " Atividade CLP " valendo prêmios

Olá amigos, desculpe a ausência esses dias, devido as festas de final de ano não tive tanto tempo para atualizar o Blog, e por fim na madrugada de hoje 28/12 vamos fazer um artigo sobre CLP e te propor um exercício.



Esse será último artigo do ano 2017. Adeus 2017 :( Foi um ano de muitas bençãos.

Deixarei a vocês um desafio proposto aqui, esse desafio é literalmente para aqueles que já possuem um conhecimento na linguagem ladder, quem me enviar a resposta da ladder no meu WhatsApp (15)988308713, vai ganhar os prêmios abaixo, lógico desde que esteja correto.

Prêmio para quem mandar o circuito corretamente:

Ganhará 1 Livro Físico de Comandos Elétricos - Teoria e Atividades e 1 Livro Físico de CLP  - Introdução às lógicas para CLP, novos e originais.

➦ LEIA COM ATENÇÃO

A empresa Xing-Ling contratou você para fazer a programação de um novo equipamento adquirido.

A máquina é uma centrifuga industrial e sua programação funciona da seguinte forma: Ao pressionar o botão de START a centrifuga deve fazer uma partida suave (estrela-triângulo) utilizando a contatora C3 (estrela). Após 1s liga a contatora C1 que ficará por 3s ligada até que a partida se inicie. Em seguida a contatora C3 é desligada e após 1s a contatora C2 (triângulo) é ligada.

A centrifuga ficará então ligada por 60s e então desliga finalizando o ciclo e dando condição para um novo ciclo. As contatoras C2 e C3 jamais podem ser ligadas simultaneamente, o que ocasionará a danificação do equipamento por curto circuito.

O relé térmico E0 é responsável pela segurança em caso de elevação de corrente, desarmando e informando para o CLP seu desarme pela entrada I3. Em caso de desarme do relé térmico a lâmpada de Defeito deve ser ligada e as contatoras desligadas, finalizando o ciclo e aguardando o usuário pressionar o botão de STOP.

A lâmpada liga quando o ciclo estiver em funcionamento e o botão STOP finaliza o ciclo.

Faça a programação em ladder desse desafio para receber os prêmios. Abaixo temos a imagem de trabalho e outros detalhes.


Você pode utilizar o Software CADe SIMU para realizar a montagem da programação da ladder. Ao terminar envie sua resposta para meu WhatsApp (15)988308713.

Publicidade:




Faça seu desenho muito bem feito e bem elaborado, como exemplo abaixo:



Desafio válido até o dia 02/01/2018, caso ninguém acertar ninguém ganhará o livro. Boa sorte!

Lembre-se esse desafio é de nível básico para quem já entende bem de automação, e após a data caso alguém tenha acertado, postarei aqui a foto com a resposta do felizardo.
#


#