Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Como instalar interruptores BIPOLAR

Olá amigos! No artigo de hoje, vamos ensinar a vocês o modo correto de como instalar interruptores do tipo bipolar.



Interruptores bipolar tem a função de ligar e desligar um conjunto de lâmpadas que tenham alimentação em 220V fase/fase, ou seja, por segurança e norma, deve ser sempre interromper as duas fases para uma manutenção segura e eficaz no futuro.

Temos abaixo os parafusos correspondentes, que encontramos em qualquer interruptor bipolar. (fotos retirada do local de trabalho)



Pode se ter a seguinte dúvida no momento da ligação:

Qual dos bornes devo ligar as fases que vem do disjuntor e quais dos bornes devo mandar as duas fases (retornos) para as lâmpadas?

Olhando o interruptor, você pode pensar que é só entrar com as fases em cima e sair por baixo, mas saiba que está errado e não irá funcionar. Veja o exemplo de como NÃO ligar o interruptor.

Abaixo veremos o modo correto da ligação !!!

Vou mostrar a vocês alguns dos exemplos que aplicamos no trabalho que estamos realizando em uma das obras.

O circuito 220V é separado somente para iluminação, saindo do respectivo disjuntor correspondente a certa quantidade de lâmpadas.


Cada circuito distinto é separado para não haver sobrecarga e ligar/desligar cada sala separadamente. Outro detalhe, sempre leve o fio de aterramento ao circuito de iluminação e aterre a carcaça das luminárias ou até mesmo nos conduletes.


Acima você pode ver o exemplo da instalação em tubulação galvanizada de 3/4 e condulete 3/4 com interruptor bipolar, este no caso liga e desliga as lâmpadas de um certo ponto, abaixo:


Fiação utilizada padrão para os circuitos de iluminação foi secção 2,5 mm pretos para fase e amarelo para retornos e o verde para aterramento.

Vamos entrar em detalhes da fiação nos conduletes para você compreender a ligação dos bornes além dos desenhos mais acima.

Então temos fiação preto fase/fase (220V), bornes do meio e fiação amarelo retorno/retorno, que irá para as lâmpadas do circuito.


Lembre-se: os fios fases sempre deverão ir ao borne do meio, é um padrão que os eletricistas utilizam no dia a dia, retornos sempre nas laterais.


Acima temos três interruptores bipolar, que aciona de forma independente e dividido a quantidade de luminárias que temos em uma certa sala.

Por exemplo, interruptor 1 aciona 10 luminárias, interruptor 2 aciona outras 10 e o terceiro outras 10 luminárias. Circuitos separados é importante para a economia de energia elétrica, caso não haja necessidade de todo o ambiente ficar iluminado.


Luminárias com reatores 2x40 watts (220v) e lâmpadas fluorecente, cada ponto de iluminação temos uma tomada três pinos aterrada, assim a manutenção se torna mais fácil. Basta remover o plug da tomada e descer a luminária para manutenção.


Bom galerinha, espero que esse artigo definitivamente tenha tirado suas dúvidas sobre ligação de interruptores bipolar. Assim que eu puder, trarei mais artigos como esse. com imagens reais para ilustrar para vocês a forma de ligar.

Até a próxima, Felipe Vieira.

#


#