Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Captação e Conversão Solar

Que assunto bacana né Galerinha! Podemos dizer que é o assunto do momento.. ENERGIA SOLAR.



A Terra recebe anualmente 1,5 x 1018 kWh de energia solar, o que corresponde a 10.000 vezes o consumo mundial de energia neste período. Este fato vem indicar que, além de ser responsável pela manutenção da vida na Terra, a radiação solar constitui-se numa inesgotável fonte energética, havendo um enorme potencial de utilização por meio de sistemas de captação e conversão em outra forma de energia (térmica, elétrica etc.).

Uma das possíveis formas de conversão da energia solar é conseguida através do efeito fotovoltaico que ocorre em dispositivos conhecidos como células fotovoltaicas. Estas células são componentes optoeletrônicos que convertem diretamente a radiação solar em eletricidade. São basicamente constituídas de materiais semicondutores, sendo o silício o material mais empregado.

Ads:


O nosso planeta, em seu movimento anual em torno do Sol, descreve em trajetória elíptica um plano que é inclinado de aproximadamente 23,5º com relação ao plano equatorial.

A posição angular do Sol, ao meio dia solar, em relação ao plano do Equador (Norte positivo) é chamada de Declinação Solar (δ). Este ângulo, varia, de acordo com o dia do ano, dentro dos seguintes limites:
-23,45° ≤ δ ≤ 23,45°

A radiação solar é radiação eletromagnética que se propaga a uma velocidade de 300.000 km/s, podendo se observar aspectos ondulatórios e corpusculares. Em termos de comprimentos de onda, a radiação solar ocupa a faixa espectral de 0,1μ m a 5μ m, tendo uma máxima densidade espectral em 0,5μ m, que é a luz verde.




ENTRE EM CONTATO: MSP.SABRINA@GMAIL.COM, MANDE SUA DÚVIDA PARA NÓS.

Recomendamos:




#


#