Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Ligação Motores Elétricos 6 Pontas

Motores Elétricos trifásicos de 6 pontas permite sua ligação em estrela ou triangulo 220V ou 380V,
veja abaixo alguns exemplos. Clique aqui para consultar o fechamento de motores para 12 pontas.





Bobinas numeradas de um motor de 6 pontas

Abaixo temos um exemplo de aplicação das bobinas fechadas para triangulo 220V nesse caso a rede trifásica é 220V e com o motor fechado em triangulo as suas bobinas continuam recebendo a tensão nominal da rede.
Motor Fechado em Triângulo recebendo 220V.

Abaixo vejamos de outra forma os fechamento em triangulo, repare que é o mesmo fechamento do esquema acima. Continua fechado para 220V triangulo recebendo assim ainda os 220V em suas espiras.
Juntando as pontas dos fios

Agora teremos o motor fechado em estrela mesmo recebendo a tensão nominal da rede 220V nesse caso suas espiras recebem apenas 127 Volts, esse tipo de fechamento em especial seria o momento em que o comando estrela - triangulo reduz seu pico de partida em estrela assim após o tempo comutando para triangulo seu fechamento natural.

Motor Fechado em estrela recebendo tensão de rede 220V

Detalhe do fechamento em estrela conforme esquema acima, assim nesse caso recebendo tensão de 220V suas bobinas recebem apenas 127 Volts, caso a tensão fosse 380V suas bobinas receberiam os 220V
Juntando as pontas dos fios
Então como devemos realizar o fechamento do Motor Elétricos de 6 pontas para receber a tensão 220V Estrela ou Triangulo? a resposta é em estrela conforme esquema abaixo.

Fechamento em estrela tensão de rede 380 Volts

Detalhe do fechamento acima, repare que é o mesmo fechamento do estrela recebendo 127 Volts o fechamento é o mesmo apenas a tensão aplicada é maior.

Juntando os fios

Até a próxima aula sobre o fechamento de motores de 12 pontas.

By Felipe Vieira Eletrotécnico

#


#