Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Simbologia para Instalações Elétricas

Olá galera seja bem vindo ao Blog Ensinando Elétrica, para ver os novos artigos confira o MAPASITE do Blog.



Para a execução de uma instalação elétrica, dois aspectos são fundamentais para o projetista:

1. Localização dos elementos na planta, quantos fios passarão em determinado determinado eletroduto eletroduto e qual o trajeto trajeto da instalação.

2. Funcionamento: distribuição dos circuitos e dos dispositivos.

Publicidade:



Como não é possível representar ao mesmo tempo esses dois aspectos num único esquema, sem prejudicar a clareza de interpretação de um deles (posição física ou funcionamento), a instalação é representada representada por dois esquemas esquemas: esquema esquema unifilar unifilar e multifilar.

A simbologia é apresentada de dois modos:
  • Diagramas Multifilares

  • Diagramas Unifilares

Diagrama Multifilar Representa todo o sistema elétrico, em seus detalhes, com todos os condutores. Nesta representação cada traço é um fio que será utilizado utilizado na ligação ligação dos componentes.


Diagrama Multifilar:
A figura abaixo exibe como são realizadas ligações de uma instalação elétrica na prática Sempre que for representado representado um símbolo, símbolo, ele deve estar instalado em uma caixa de passagem, seja no teto ou na parede, e os condutores devem passar por dentro dos eletrodutos, os quais partem de um quadro de distribuição.


Diagrama Multifilar:  

Em um projeto se essa representação fosse feita na forma multifilar, cada condutor seria representado por um traço Nesse caso seria impossível representar um projeto completo na forma multifilar, devido a quantidade de traços. Então, para realizar o projeto de forma clara e simplificada, utilizam-se os diagramas unifilares.


Diagrama Unifilar:

Representa um sistema elétrico simplificado, que identifica o número de condutores e representa seus trajetos por um único traço.


A figura acima representa um circuito elétrico composto por interruptor simples, tomada, lâmpadas incandescentes, rede de eletrodutos e fiação.

Publicidade:



A norma NBR 5444-1989 regulamenta a simbologia padronizada Ela divide a representação representação dos componentes componentes nas seguintes categorias: 

A – Dutos e distribuição 
B – Quadros de distribuição 
C – Interruptores 
D – Luminárias, refletores e lâmpadas 
E – Tomadas 
F – Motores e transformadores

Os símbolos dos esquemas multifilares são utilizados somente para representação de esquemas elementares para demonstração ou experiências em laboratório. Os símbolos assinalados com (*) foram acrescentados pelos autores como sugestão na elaboração de desenhos e projetos elétricos Na coluna denominada “unifilar”, a norma NBR 5444 estabelece como sendo “símbolo”.


Esquemas fundamentais de ligações


Ligação de uma lâmpada





Quadros de distribuição















Recomendamos:


#


#