Header AD

Como instalar chuveiro elétrico 220Volts ou 127Volts

Oi Pessoal respondendo os pedidos dos internautas resolvemos criar esse artigo " faça você mesmo " como instalar seu chuveiro elétrico.

Como trocar/instalar um chuveiro elétrico

Dicas para não passar apuros nos dias de frio.

Nos dias frios de inverno, depois que você entra no banho e se acostuma com aquela água quentinha, nem dá mais vontade de sair debaixo do chuveiro, não é mesmo? Mas quando esse chuveiro elétrico que proporciona um banho tão relaxante pifa, o que fazer?

O chuveiro elétrico transforma energia elétrica em térmica. Nos dias frios as pessoas utilizam a posição inverno na temperatura do aparelho com mais frequência, exigindo mais potência. Por isso, maior é a chance do seu aparelho estragar em pleno inverno.

Mas nada de pânico nessa hora. Você sabia que trocar chuveiro pode ser mais simples do que parece? Felipe Vieira do Blog Ensinando Elétrica, conta que a melhor dica para  uma pessoa leiga no assunto trocar um chuveiro é desligar a chave geral que fica na frente da casa ou nas garagens dos prédios. Antes de colocar a mão na massa, mais uma dica importante: “Nunca mexa em eletricidade quando estiver molhado, descalço, com chaves que não tenham um bom isolamento nos cabos (emborrachados)”, alerta Felipe.

Com alguns cuidados, você mesmo pode colocar um aparelho novo e curtir um bom banho de água quente novamente.

Confira esse passo a passo:

Você vai precisar de: chave de fenda, fita veda-rosca, fita isolante e, é claro, um chuveiro elétrico novo!

1- Desligue o disjuntor do banheiro na caixa de distribuição de luz. Nas instalações mais modernas, há uma tomada ao lado do chuveiro. Neste caso, desligue apenas essa tomada.

2- Certifique-se que as torneiras do chuveiro estão bem fechadas. Para garantir, feche o registro de água. Retire a fita isolante de todos os fios do chuveiro.

3- Com uma chave de fenda, desconecte os fios que ligam o chuveiro à rede elétrica. São 3 fios: dois para a rede elétrica e um fio terra (fio obrigatoriamente verde que serve para evitar choques no banho, pois a água é condutora de eletricidade).

4- Desrosquei e o chuveiro antigo do cano. Nessa hora, segure com uma das mãos o cano que sai da parede, para evitar que ele quebre.

5- Passe a fita veda-rosca no cano que sai da parede e no aparelho novo (passe 8 voltas de fita no sentido horário) e instale o novo chuveiro. A fita veda-rosca evita vazamentos.

6- Com a ajuda da chave de fenda, parafuse os novos fios no conector de fios (aperte bem porque se ficar pouco apertado o fio esquenta e derrete ou desliga o disjuntor). Use fita isolante para vedar todas as conexões. A fita isolante evita choques.

E no final coloque a mangueirinha.

Importante: Antes de ligar a chave geral, abra o chuveiro e deixe a água fria escorrer por um minuto para não queimar a nova resistência. Confira se não há vazamentos por má vedação.

Lembrando as dicas importantes de segurança:

- Nunca mexa na rede elétrica se estiver com o corpo molhado.
- Use tênis ou sandálias com sola de borracha quando mexer com aparelhos elétricos. Nunca trabalhe descalço.
- Se ficar na dúvida, contrate um profissional da área.

Na Pratica


Chuveiro elétrico
Chuveiro elétrico
Atenção: a voltagem do chuveiro escolhido deve ser a mesma do que a do local de instalação (127V, 220V)
    Acompanha
  • Mangueira
  • Chuveirinho
  • Suporte para mangueira
  • Cano para chuveiro (em alguns modelos)
  • Redutor de pressão
Sempre confira o manual que acompanha o produto caso tenha dúvidas

Antes de começar

Feche o registro de alimentação do banheiro
Abra o registro do chuveiro para eliminar possíveis resíduos da tubulação. Depois, feche.
Desligue a chave geral de energia elétrica ou os disjuntores.
Verifique com a chave teste se não passa mais corrente
Verifique se o disjuntor e a bitola do fio de alimentação elétrica estão de acordo com a potência da ducha conforme especificado no manual do fabricante
Certifique-se de que o fio terra do aparelho esteja conectado a um sistema de aterramento

1. Prepare o chuveiro

Passe fita veda rosca na rosca de entrada de água do chuveiro.
Prepare o chuveiro

2. Instale o redutor de pressão

Em condições de alta pressão, o redutor garante a pressão adequada ao funcionamento do chuveiro. Se for necessário, instale-o. Ele vem com o produto.
Instale o redutor de pressão

3. Encaixe o chuveiro

Posicione a rosca de entrada de água da ducha no ponto de saída de água da parede. Rosque-a no sentido horário deixando a saída de água da ducha voltada para baixo.
Encaixe o chuveiro

4. Conecte os fios

Conecte os fios de alimentação da ducha aos fios da rede elétrica e isole-os com fita isolante ou conectores elétricos.
Conecte os fios

5. Encaixe os acessórios

Encaixe a mangueira, chuveirinho e suporte do chuveirinho.
FEncaixe os acessórios

6. Deixe fluir água

Antes de ligar o disjuntor, deixe fluir água pela ducha por alguns minutos.
Deixe fluir água

7. Ligue a energia e o chuveiro

Ligue a energia elétrica. Agora, você já pode usar o chuveiro posicionando o seletor de temperatura para a posição desejada.
Ligue a energia e o chuveiro
Abaixo você pode visualizar como deve ser o circuito em 220V utilizando 2 fases e 1 terra, para circuitos 127V é necessario 1 fase 1 neutro e 1 terra.
Como instalar chuveiro elétrico 220Volts ou 127Volts Como instalar chuveiro elétrico 220Volts ou 127Volts Reviewed by Ensinando Elétrica on 21:56 Rating: 5

7 comentários

  1. Sempre bom frisar que ao instalar um chuveiro elétrico é recomendável o uso de conectores de porcelana, para evitar o derretimento com o aquecimento dos cabos do chuveiro. outro ponto é atentar para a carga que será usada. Muitas das vezes o cliente para economizar quer colocar um cabo de bitola menor. Mas lembre-se o barato sai caro.

    ResponderExcluir
  2. Posso USAR um chuveiro 127v 4600w na rede de 220

    ResponderExcluir
  3. eu tenho um chuveiro 127v a rede de uma de tomadas e lampadas de uma casa simples esta toda unida.qdo ligo o chuveiro rouba tensão dos aparelhos e lampadas. sem contar que o terra do cuhveiro esta conectado na tomada do mesmo, mas não tenho certeza se há hasteamento, pois a casa é antiga e não possui planta...e o pior os fios da conexão do chuveiro vevem derretendo..verifiquei que colocaram um dijuntor de 40A pra rede de 127v...cara que gambiarra,,,me responda, estou correndo risco na casa toda, não é mesmo... qual o procedimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, você provavelmente está correndo risco.
      Levando-se em conta que a fiação é antiga e o circuito possa não ter seguido as Normas.
      Uma solução seria você levar 3 fios novos, vindo diretamente do Quadro de Disjuntores para o chuveiro: 1 Fase, 1 neutro e 1 terra. Se o aterramento não existir, o mais interessante seria você fazer um. Quanto à seção do fio, vai depender da potência de seu chuveiro, mas, uma seção mínima seria de 6mm² (de 1990W até 4600W e um disjuntor de 40A), e de 10mm² (de 2300W até 5500W e um disjuntor de 50A). E, mais um detalhe, seu chuveiro não deve estar muito longe do quadro, distâncias acima de 30m, é aconselhável você aumentar uma seção para as potências informadas. E para garantir mais ainda, consulte o manual do fabricante. Sugiro você refazer todo o circuito de sua residência. Contrate um Profissional.

      Excluir
  4. a qual a bitola para fio de chuveiro 127v em uma rede 127v?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você precisa saber a potência para determinar a bitola, por exemplo chuveiro até 6000 watts distancia de até 20 metros do quadro de distribuição 6 mm.

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Deixe seu comentário sobre esse artigo, você também pode personalizar com o emoticons disponíveis acima. Em breve estaremos respondendo. Lembre - se para comentar você deve ser um membro do Blog, você pode seguir pelo gadjet seguidores.

Post AD