Header AD

gifgifs.com

Entendendo Banco de Capacitores

Olá Pessoal aqui vou fazer um resumo basíco, sobre banco de capacitores pois andei recebendo muitos emails, pedindo sobre isso então vamos la!


Capacitor – é um dispositivo cujo objetivo primário é introduzir capacitância num circuito elétrico.
Unidade capacitiva – é cada unidade de capacitor, com dielétrico e eletrodos, num invólucro, com terminais levados ao exterior do invólucro.

Capacitor derivação – é um capacitor ligado em paralelo com o circuito elétrico.
Capacitor série – é um capacitor ligado em série com o circuito elétrico.
Potência nominal de um capacitor - é a potência reativa, sob tensão e freqüência nominais, para a qual foi projetado o capacitor.

Perdas do capacitor – é a potência ativa consumida pelo consumidor operando em suas condições normais.

Tangente do ângulo de perdas (tg d) - é o quociente das perdas do capacitor pela sua potência real. Normalmente é expressa em W/kVAr.
Dispositivo de descarga – é um dispositivo conectado ou entre os terminais do capacitor ou entre os terminais da rede, ou instalado dentro da unidade capacitiva, para reduzir a tensão residual do capacitor após este ter sido desconectado da rede. Normalmente, se apresenta na forma de um resistor ou enrolamento de descarga.

Banco de capacitores – é o conjunto de unidades capacitivas e seu equipamento de montagem, manobra, proteção e controle.
Banco de capacitores automático – banco de capacitores que possui um controlador eletrônico, geralmente microprocessado, que insere ou retira os capacitores do sistema de acordo com a variação do fator de potência.

Banco de capacitores semi-automático – banco de capacitores controlado por timer ou pelo valor da demanda de corrente do sistema. Proporciona um controle menos preciso que o banco automático.
Banco de capacitores fixo – é o banco que não possui nenhum tipo de controle. Os Capacitores permanecem ligados ao sistema indefinidamente e independente das condições da carga.
Carga instalada - soma das potências nominais dos equipamentos elétricos instalados na unidade consumidora, em condições de entrar em funcionamento, expressa em quilowatts (kW).

Demanda - média das potências elétricas ativas ou reativas, solicitadas ao sistema elétrico pela parcela da carga instalada em operação na unidade consumidora, durante um intervalo de tempo especificado.

Energia elétrica ativa - energia elétrica que pode ser convertida em outra forma de energia, expressa em quilowatts-hora (kWh).

Energia elétrica reativa - energia elétrica que circula continuamente entre os diversos campos elétricos e magnéticos de um sistema de corrente alternada, sem produzir trabalho, expressa em quilovolt-ampère-reativo-hora (kVArh).
Entendendo Banco de Capacitores Entendendo Banco de Capacitores Reviewed by Felipe on 18:13 Rating: 5

14 comentários

  1. Posso instalar banco de capacitores em uma residencia? tem 5 split e varias impressoras laser ligada durante o dia, a conta de luz esta bem alta.
    Acredito que possa resolver, mas não sei como fazer, nem qual capacitor usar?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO TEM NECESSIDADE, COM BASE NA LEI REGULAMENTADORA DA ANAEEL DE 2013 RESIDENCIAS (GRUPO B) NAO SÃO COBRADAS EXCEDENTES REATIVOS, OU SEJA, INSTALAR UM BANCO DE CAPACITORES PARA CORRIGIR O SEU FATOR DE POTENCIA NAO REDUZIRA O SEU CONSUMO, A NAO SER QUE ESTEJA COBRANDO INDEVIDAMENTE, OQUE VOCÊ DEVERIA VERIFICAR JUNTA A SUA CONCESSIONARIA.

      SEGUE O LINK DA ANAEEL QUE REGULAMENTA ESSA LEI.

      http://www2.aneel.gov.br/aplicacoes/audiencia/arquivo/2012/065/resultado/ren2013569.pdf

      Excluir
  2. Leandro Santos, acredito que não seja necessário a instalação do banco de capacitores, visto que eles normalmente são usados em industrias devido as perdas de tensão e sobrecarga.

    ResponderExcluir
  3. Qual a potencia da carga para se fazer necessario a instalação do banco de capacitores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. NA VERDADE NAO É A POTENCIA DA CARGA O UNICO FATOR A CONSIDERAR, E SIM O SEU FATOR DE POTENCIA, SE VOCÊ TEM POR EXEMPLO UMA CARGA DE 5KVA A 0,5 FP , ISSO QUER DIZER QUE VOCÊ ESTÁ PERDENDO 2,5 KVA DE REATIVA, OQUE DEFINE O NECESSARIO É VOCÊ MESMO, TEM QUE AVALIAR A POTENCIA PERDIDA EM REATIVA E O TEMPO QUE SE UTILIZA, ASSIM VOCÊ SIMULA SUA ECONOMIA E CONCLUI SE É NECESSARIO OU NAO...

      MAS LEMBRANDO, NAO É QUALQUER GRUPO CONSUMIDOR QUE NECESSITA DE BANCO DE CAPACITORES, RESIDENCIAS COMUNS QUE SE LIMITAM AO GRUPO B PELO DECRETO DA ANAEEL NAO PODE SER COBRADO POR EXCEDENTES REATIVOS, OU SEJA, SO É CONTABILIZADO A SUA POTENCIA EFETIVA EM W, NESSE CASO 2500 W.

      http://www2.aneel.gov.br/aplicacoes/audiencia/arquivo/2012/065/resultado/ren2013569.pdf

      Excluir
  4. Qual a potencia da carga para se fazer necessario a instalação do banco de capacitores.

    ResponderExcluir
  5. A tensão que chega ás tomadas em minha residência é no máximo 200 volts, isso implica no consumo e aumento da minha conta de luz? Posso usar um banco de capacitores para corrigir esse problema? Obrigado!!! Wagner Santana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb quero essa resposta. Ja ha anos q procuro algo disso. Nao aqueles filtros magicos q oferecem na internet. Passo pela mesma situacao e ninguem ate hoje falou de como resolver.

      Excluir
    2. Acho que um banco de capacitor não vai resolver seu problema não, a não ser que sua residência esteja tendo pico de energia.

      Excluir
    3. UM BANCO DE CAPACITOR NADA TEM A VER COM A TENSÃO QUE ESTÁ CHEGANDO, ESTÁ RELACIONADO O BANCO DE CAPACITOR A CARGA, OU SEJA, A EQUIPAMENTOS QUE UTILIZAM INDUTORES QUE ATRASAM CORRENTE E GERAM UMA PERDA REATIVA, ASSIM COLOCAMOS O CAPACITOR QUE TEM O EFEITO CONTRARIO A FIM DE CORRIGIR.

      ISSO NAO TEM RELAÇÃO ALGUMA COM A TENSÃO , SE A SUA TENSAO DEVERIA CHEGAR 220 V E NAO CHEGA ISSO PODE SER UM PROBLEMA DE INSTAÇÃO, O CERTO É VOCÊ MEDIR COM UM VOLTIMETRO NO QUADRO GERAL DE DISTRIBUIÇÃO E VER SE ESSE PROBLEMA TAMBEM ESTÁ LA, SE LA TAMBEM OCORRE ISSO É POR QUE O PROBLEMA E DA REDE MESMO, ASSIM ESSA QUEDA DE TENSÃO NAO AUMENTARA SUA CONTA, APENAS ALGUNS DIPOSITIVOS 220V NAO TERAO O MESMO RENDIMENTO QUE DEVERIA, TRABALHANDO COM UMA POTENCIA INFERIOR.
      AGORA SE LA NO QUADRO GERAL ESTIVER A TENSAO CORRETA MAIS ALTA, É ALGUM PROBLEMA INTERNO, ALGUMA EMENDA MAL FEITA QUE ESTÁ FICANDO EM SÉRIE COM SUA INSTALAÇÃO, ASSIM DANDO ESSA QUEDA E GASTANDO COMO SE ESTIVESSE A TENSÃO CORRETA.

      Excluir
  6. Como montar um banco de capacitor numa industria. Preciso montar um!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Hoje ja existe um cartão que é inserido dentro de um quadro e consegue corrigir e assim fazer coque vc economize ate 40% fa conta

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Deixe seu comentário sobre esse artigo, você também pode personalizar com o emoticons disponíveis acima. Em breve estaremos respondendo. Lembre - se para comentar você deve ser um membro do Blog, você pode seguir pelo gadjet seguidores.

Post AD

gifgifs.com