Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Aprendendo Comandos Elétricos

Oi pessoal aqui é o Felipe Vieira editor do Blog Ensinando Elétrica nessa matéria de hoje vamos ver alguns diagramas de comandos elétricos e suas conclusões.

abaixo veremos o diagrama ESTRELA - TRIANGULO você sabe por que se chama estrela e triangulo?

Resumo Básico: Motores elétricos trifásicos de 6 terminais permitem ser ligados em 2 tensões diferente 220V ou 380V também podemos encontrar motores fabricados para receber a tensão de 440V ou 660V/760V. então quando se referimos a TRIANGULO sempre será 220V ou 440V e ESTRELA sempre será 380V ou 760V podendo ser até 660V.

Ao ligar o motor ele fecha os contatores e fecha a numeração para 380V assim reduzindo o pico da carga, após 10 ou 15 segundo através de um relé temporizado ele faz a comutação mudando o fechamento das bobinas de estrela para triangulo, por isso o nome ESTRELA primeiro depois TRIANGULO.

Veja o diagrama de comando e de trabalho abaixo:


Podemos também fazer um ESTRELA - TRIANGULO sem relé temporizado e sim manual com botão para acionar a função TRIANGULO veja no esquema abaixo como ficaria.


Vejamos um Comando abaixo para ligar um motor trifásico de 6 pontas em ESTRELA TRIANGULO COM REVERSÃO, ou seja rodar no sentido horário e anti-horário.



No diagrama abaixo vamos ver como se liga um motor monofasico ou bifasico com sentido de rotação, ou seja motores para tensão de 220V 2 fases ou 127V 1 fase e 1 neutro. O diagrama de comando é o mesmo de uma partida direta com reversão.


Vejamos o circuito abaixo Comando para motores elétricos de 12 pontas cuja tensão de rede seja 380V assim esse comando passa se chamar Partida serie paralela estrela. que primeiro ela parte fechando as bobinas para 760V ou 660V (depende do motor) depois muda para sua tensão de linha nominal 380V e quase igual ao comando estrela - triangulo. vejamos o esquema abaixo:








#


#