endereco DVD

Contador de visita

enquete

Fale conosco

Senha seguidores

Bônus Coletânea Ensinando Elétrica

Bônus Coletânea Ensinando Elétrica
Acesse sua área do Bônus dos DVDs Ensinando Elétrica

Promoção de fim de ano!

Promoção de fim de ano!
Receba a Coletânea Ensinando Elétrica e o Acesso a área de Bônus da Coletânea Ensinando Elétrica, Promoção de R$ 120,00 por R$ 65,00 com frete incluso. ATENÇÃO ASSIM QUE CONCLUIR COM SUA CONTRIBUIÇÃO NÃO ESQUECER DE ENVIAR O ENDEREÇO DE ENTREGA PARA, ensinandoeletrica@gmail.com

Elétrica e Eletrônica

Elétrica e Eletrônica
Novo site de Elétrica, em construção confirem

Zelamos pela qualidade, nada de publicidade e poluição visual, contribuem com nosso trabalho.

Instalação de interfone modelo HDL F8.

Olá Gente neste post vamos mostrar como instalar seu interfone residencial postarei o modelo da HDL que é o mais usado pelos eletricistas eu mesmo já instalei uns 30, vou deixar os esquemas de ligações qualquer duvida deixe comentários para que possamos ajudar.

Primeiro esquema elétrico para instalação apenas do interfone e o aparelho monofone. OBS: clica na imagem para ver em alta definição.


Esquema: 127V e 220V 2 fios.


Entendendo melhor a instalação simples de interfone e monofone


Veja na imagem acima e muito simples, do ponto onde ficará o interfone (em vermelho) aparelho onde as pessoas irão apertar para entrar em contato, então desse ponto até o ponto onde ficara o monofone (em verde) onde você atendera as chamadas, passe 2 fios pode ser fios paralelos (fios paralelos já são 2 fios não vão passar 2 vezes os fios paralelos) bitola 1,5 mm, após faça as ligação no interfone abrindo o interfone repara que ah vários bornes os bornes de alimentação e os bornes de comunicação que são os números 1 e 4. enfim ligue cada ponta em 1 borne. um no numero 1 e o outro no numero 4. apos vá ate o monofone (em verde) e ligue " Nas mesma sequencia " o mesmo fio que foi ligado no borne 1 do interfone você ligara no borne 1 do monofone, a mesma coisa no borne 4. Pronto a comunicação entre eles está feita agora verifique a sua rede e alimente o interfone ( em vermelho ) em 127V ou 220V. Obs: recomendo fazer isso com a rede elétrica desligada por que se ligar com ela ligada o interfone fica tocando sem parar e ate fazer as fixação e fechar a tampa doí ate o ouvido xD. duvidas? deixe sua mensagem um abraço.

Felipe Vieira

Bom agora um esquema interfone e o aparelho monofone com opção de fechadura ou seja quando alguém aperta você atende e também pode apertar um botão e abrir a fechadura do portão, lembrando que a fechadura é 12V. é necessário uma fonte normalmente a fonte ja vem embutida no interfone caso não aja não esqueça de instalar antes da fechadura se não ela queima.

Esquema: 


Esquema


Para instalações de extensões de interfones:


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Início

77 comentários:

  1. se inverter os fios de borne /pode acontecer de queimar /tentei instalar
    porem a extençao fica muda nao ouço nada
    email: gr_sbo@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo se vc invertei os borne 1 e 4 por 4 e 1 ele fica mudo, se você ligar a tensão errada queimara o interfone. verifique se os bornes do fone esta correspondente 1 e 4 do interfone e 1 e 4 do fone.

      Excluir
  2. Como eu identifico os fios 1 e 4 que vem do interfone?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se os fios já estiverem passados e o interfone e o fone estiverem em longas distancias, você pode fechar os 2 fios dos bornes 1 e 4 do fone e ir ate o interfone e medir continuidade para encontrar os 2 fios. ai e só deixar nas posição correta 1 e 1 , 4 e 4.

      Excluir
  3. Olá,
    Poderia postar uma video aula ou imagem mais detalhada de como instalar somente "Interfone e aparelho monofonico"?

    Obrigada :)
    Lilí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lili publiquei uma explicação mais clara a respeito de como instalar apenas o interfone e o monofone espero que ajuda abraço. seja bem vinda

      Excluir
  4. Ola eu realizei a instalação de acorod com o manual e exataente como vc ensinou aqui tbm, porem quando adiciono um ponto a mais, ou seja uma extensão o sistemaa todo fica zunindo, desde o interfone ate os monofones. Como resolvo isso?

    ResponderExcluir
  5. Ola, realizei a instalação de acordo com o amnual e de como vc passou aqui, porem quando instalo um ponto a mais, ou seja, uma extensão, o sistema todo fica zunindo, desde o interfone la fora ate os monofones dentro de minha residencia. Qual o problema? Como resolvo isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se caso descobriu como resolver esse problema, por favor me ajude, pois eustou com o mesmo barulho. Obrigado

      Excluir
  6. Olá!
    Tenho um interfone F8 instalado no esquema de 2 fios. Consigo ligar um interruptor extra para abrir a fechadura sem passar outros fios? Como faço? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá se for instalar fechadura é necessário passar mais fios . mais 2 fios como mostra o diagrama para ligação com fechadura

      Excluir
  7. Olá!
    Tenho um interfone F8 instalado no esquema 2 fios e funciona bem. Porém quero ligar um interruptor perto do portão para abrir a fechadura. Consigo fazer isso sem passar outros fios, apenas acessando os fios que já estão ligados? Obrigado!

    ResponderExcluir
  8. É válido lembrar que existe uma "trava" no aparelho externo, logo acima do interruptor, que só permite o aparelho funcionar quando a tampa estiver colocada, pois assim a chave fica fechada. Se você testar sem pressioná-la, o aparelho externo fará um som contínuo. Também muito válido lembrar que os bornes são extremamente vagabundos e quebram com qualquer apertão.

    ResponderExcluir
  9. boa noite, hoje por curiosidade olhando dentro do meu interfone que tem fechadura eletrica descobri o quao idiota e frágil é esse sistema, com um led pelo lado de fora de casa consegui facil facil destravar a fechadura eletrica do meu portao, o meu interfone é MUITOOO VAGABUNDO ou de fato é tudo assim? deu até medo agora, me senti hiper vulneravel!

    ResponderExcluir
  10. Roberto Figueiredo - Realengo - RJ21 de setembro de 2013 13:02

    O meu interfone tem terminais identificados dessa forma: 0 127 220 F F 4 1
    No monofone tem terminas identificados dessa forma: 0 127 220/ 3 4/ 4 5 6 7 .

    Pergunto: Como alimentar meu monofone com os fios 4 1 do interfone?

    ResponderExcluir
  11. boa tarde ! liguei conforme o manual HDL com fechadura . mais o lado externo se ouve bem baixo e ta regulado no volume alto sentido +

    ResponderExcluir
  12. gostaria de saber co9mo usar i fixação na parede do interfone ao monofone

    ResponderExcluir
  13. aconteceu comigo foi que liguei com a rede ligada e ficou tocando, logo retirei o negativo pos achava que tinha errado,minha rede e 220 v ai coloquei o positivo no 0 e o negativo no 220, quero saber se estar certo isso fora de casa , dentro mandei um fio de 2 pares no 1, e 4

    ResponderExcluir
  14. Vejo muitas pessoas com dúvidas apenas de interpretação de texto "Manual". Sou instalador e já instalei muitas marcas e a única em que confio é a marca HDL. Quando vejo alguém falar que abriu a fechadura usando um LED, usando um fio ou qualquer outro objeto. Eu sempre tenho comigo um manual do produto, por ali existem as informações que eu preciso e tudo em um única página, não peguei de produto de cliente e sim baixei do site e imprimi. Atenção a todos que não querem ler manual que leiam isso que aqui escreverei.
    Existem duas formas de instalação do sistema de fechadura, uma delas é utilizando dois fios na saída F F e ligar nos contatos da bobina da Fechadura. Essa maneira é se alguém abrir o painel externo e fizer curto circuito em determinado ponto poderá abrir a fechadura "Sim". Agora prestem atenção que o produto tem Sistema Antiviolação "justamente esse disparo que vocês mencionam". Agora o importante se você nao quiser depender apenas do sistema Antiviolação e se sente "Vunerável" é ler o manual e utilizar o sistema de instalação com Fonte externa e usar mais dois fios até o ponto de atendimento "Monofone", desta forma a pessoa pode abrir o produto que não tem como abrir a fechadura. Vocês acham que a empresa que é referência no assunto é assim tão boba e não pensou em tudo isso, bornes frágeis esse eu tive que me perguntar que tive de chave você para fazer tal estrago. Se fosse ruim mesmo e tivesse tanto problema eu falaria como poderia mencionar os defeitos de outras marcas, mais o assunto aqui é a HDL. Paga-se mais caro mais tem qualidade.

    ResponderExcluir
  15. ola amigo qual é o fio ideal pra realizar a a instalação

    ResponderExcluir
  16. Olá, boa tarde. Instalei um porteiro (eletrônico + monofone) da marca HDL e fechadura HDL. A fechadura funcionou de modo automático apenas uns dois ou três e agora não funciona mais. O que pode ser ?

    ResponderExcluir
  17. Olá, boa tarde. Instalei um porteiro (eletrônico + monofone) da marca HDL e fechadura HDL. A fechadura funcionou de modo automático apenas uns dois ou três dias e agora não funciona mais. O que pode ser ? Apenas o porteiro eletrônico + monofone estão funcionando.

    ResponderExcluir
  18. COMO SABER SE JA EXISTE FONTE OU NAO EU POSSO LIGAR A FECHADURA DE 12V DIRETO NO FF?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, faça a instalação comun peça pra alguem apertar no fone pra abrir a fechadura teste a saida do ff com um multímetro. se tiver 12 volts lá e pq a fonte esta embutida.

      Excluir
  19. Parabéns pela ideia de colocar aqui tanta informação, ainda, oportunidade de troca de experiências.

    ResponderExcluir
  20. Será que eu poderia colocar para acender um led ao invés de tocar, no interfone, pois preciso de silêncio, assim saberia que estão tocando o interfone?

    ResponderExcluir
  21. amigo to com um hdl aqui com 14 pontos e eu qero liga um chave perto da escada pra abrir a porta
    na saida do predio sem chave uma segunda chave de abertura fora os interfone como faço.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  22. Como pode um produto tão simples e funcional gerar tanta dor de cabeça aos "fulanos" da face da terra???!!!!

    ResponderExcluir
  23. Bom dia!
    Amigo, primeiramente quero parabenizar belo Blog!! Tive muitos problemas de instalações que consegui resolver com as dicas mencionadas aqui, principalmente em como saber se o equipamento já possui 12v nas saídas FF, a dica do multímetro é incrível!!!

    Agora, estou com um problema que está a quase duas semanas me gerando uma tremenda dor de cabeça, e meu cliente está querendo trocar todos os equipamentos, por favor, veja se pode me ajudar:
    Meu cliente tem um F8 com uma extensão adicional interna e uma fechadura Acionamento Duplo C-90, mas, em alguns momentos a fechadura dispara sozinha e o portão abre. Fiz os testes e está normal, porém, ele mora perto de uma linha férrea, e percebi que no momento que o trem passa gera um "trepidação" no portão a qual faz com que ele destrave.
    Não sei como proceder, por tenho certeza que o defeito não é elétrico.

    Amigo, você já viu algum caso assim? Poderia por favor me ajudar?

    Desde já agradeço!


    José Hermínio

    ResponderExcluir
  24. Luna, eu gostaria de te ajudar mais a sua pergunta é tão complexa e sem sentido que mesmo com meus 2 cursos do Senai EAD não consegui decifrar. Duas Chaves? Chave você carrega não instala não. Acredito que o nome que você gostaria de mencionar é Botoeira " Consiste em um interruptor para acionamento da fechadura".
    Gostaria de sugerir ao moderador do site que insira esse esquema para te ajudar.

    ResponderExcluir
  25. MEU DEUS, ME AJUDEM!!!
    Estou com um problema do grande e agora lascou tudo, to falando com uns parcero e tamo com cabeça quente sem saber como nois fais já falamo-nois com todo mundo que diz q seja extalador ténico formado pela HDL.
    Fumos no prédio eu mais o cumpade e tem uns trem la nunca visto por mim e nem por ninguém q mange d HDL, primeiro q la e um prédio declarado o fato di ser predito mora muita gente la. bom dexa eu fala do pobrema, tem uma caixa retangular bem suja escrito AL-307 e dentro tem`umas par d Pilha das grande parece um bolinho de carne sabe, elas tao td enferrujada e acho q ela não mais carga. E elas tao com ligação d fios até uma caixa quadrada suja também q esta escrito drento Multiport HDL. Cheguei a conclusão eu mais o cumpade q td isso não funciona mais, porem soltemos os fios colorido deles td, o prédio não quis fexar com nois e agora pediu pra ligar d novo. Quem ajuda nois pra fala qual fio d qual cor vai em qual lugar?? agradecendo desde já meu ultimo recurso antes d fugir daqui..

    ResponderExcluir
  26. AMIGO, bom dia!

    Sou Síndíco de um pequeno condomínio e comprei recentemente um F-12 CD (DHL) e 7 interfones DHL, a intenção é colocar o F-12 na entrada para comunicação dos visitantes com os moradores.
    É a primeira vez que utilizo essa marca DHL, o vendedor me garantiu a qualidade e que este sistema de comunicação é a melhor solução. Entreguei na mão do meu istalador e ele não soube istalar pois o produto não veio com esquema de istalação.
    Você poderia postar no site este esquema?
    Preciso o quanto antes, pois os moradores já estão me cobrando!

    Obrigado, e parabéns pelo site!

    João

    ResponderExcluir
  27. fiz uma visita a um cliente para verificar um problema em um vídeo porteiro, verifiquei que a câmera funcionava bem, o telefone estava perfeito, porém a fechadura não abri. Como posso resolver se a fonte do porteiro é de 12v 2A, a distancia é 50 m, o cabo é um cabo de rede de 4 pares, e não há como
    passar outro caba, como resolver ? por favor ajudem.

    ResponderExcluir
  28. pessoal me de uma ajuda. preciso instalar um interfone com fechadura eletronica numa distancia de 40 mts em uma fiação subterranea qual fio devo passar 2 paralelos de 1,5 ou um cabo de rede 4 pares qual é o ideal ?

    ResponderExcluir
  29. tenho 1 porteiro eletrônico e dois interfones. O interfone que veio junto com o porteiro funciona. Já o outro interfone que comprei separado não funciona (não sai o som e nem abre a fechadura). Será que é pq os fios estão invertidos? se possivel responder no meu email eu agradeço.
    lucasmonteiro1204@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. boa tarde!
    meu interfone estava tudo certinho até ontem, eu falo no fone e a pessoa ouve no interfone, porém quando ela fala lá fora, eu não ouço no fone, poderia ser o microfone do interfone?
    Agradeço pela ajuda se puder!!!
    danielmoreirafaria@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. onde eu coloco o fio negativo e pozitivo no itefone ou monofone

    ResponderExcluir
  32. o Fechadura elétrica não está abrindo, apresenta barulho e estou ligando com uma fonte de 12V 1000ma, por que ela não tem força para acionamento?

    ResponderExcluir
  33. ola amigo .estou com uma duvida, instalei um interfone ,que esta funcionando bem so que eu preciso por um interruptor ao lado do portao para abrir quando for sair, e não estou sabendo como fazer. desde ja agradeço a ajuda..

    ResponderExcluir
  34. ola amigo .estou com uma duvida, instalei um interfone ,que esta funcionando bem so que eu preciso por um interruptor ao lado do portao para abrir quando for sair, e não estou sabendo como fazer. desde ja agradeço a ajuda..

    ResponderExcluir
  35. ola amigo .estou com uma duvida, instalei um interfone ,que esta funcionando bem so que eu preciso por um interruptor ao lado do portao para abrir quando for sair, e não estou sabendo como fazer. desde ja agradeço a ajuda..

    ResponderExcluir
  36. Boa noite, comprei um interfone HDL e no momento de realizar o teste final esqueci de colocar a capa na parte externa, o que fez disparar o Alarme Anti-Violação, como eu faço para que ele deixe de ficar apitando? Tem conserto? Ou terei que comprar outro aparelho?
    Aguardo o retorno pelo e-mail " noraldojr@hotmail.com "

    Obrigado,

    Noraldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que seja so vc por a capa de volta e o botão de violaÇÃO vai para de apitar ..

      Excluir
  37. Olá, instalei o modelo F8 da HDL exatamente da maneira que estava no manual. A ligação simples de 2 fios. Porém a unidade interna não se comunica com a externa. Quando alguém fala do lado de fora a pessoa de dentro ouve perfeitamente, porém não acontece o inverso. a pessoa de dentro fala e o de fora não ouve.
    Já verifiquei os fios 1 e 4, a tensão correta. Tá tudo ok, mas os problema continua.

    ResponderExcluir
  38. estou com um problema, comprei um hdl f8ntl fiz a instalação tudo direitinho, 4x4 1x1, ( Fio azul com azul e branco com branco ) desliguei a energia para parar de tocar ( dica que achei aqui ) foi neutro no ( 0 ) e a fase no ( 127 ), porem quando liguei a energia o interfone não parou de fazer barulho, onde eu errei ? poderia me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauro, eu tive o mesmo problema. Pelo jeito o pino que segura o botão que aciona o barulho deve mantê-lo pressionado constantemente, provavelmente no encaixe ele tenha deixado o botão levantar e o barulho continua. Quando aconteceu isso comigo foi um sacrifício pra conseguir encaixar da maneira correta na qual o pino segurasse o botão. E agora estou até com medo de abrir o interfone novamente e não conseguir fazer o barulho para de novo.

      Excluir
    2. Poxa o meu fica apitando aí quando voc coloca no gancho ele para é n da pra conversar com a ponta, ele toca normal só tem esse problema ao tirar do gancho

      Excluir
  39. Fiz teste de bancada e deu certo, porém, quando instalei observei, por não ter funcionado, que o borne "127" (fio amarelo) comunica com o borne "0" (fio azul), de maneira que quando pus a chave de teste na entrada da rede em N, apresentou corrente, acendendo a luz da chave de teste. Só não entendi também como não deu curto, se é que só a fase acenderia a chave de teste. Posto que não sou eletricista, solicito orientação. Obrigada.

    ResponderExcluir
  40. Boa tarde. Instalei uma fechadura com interfone hdl de 16 ramais. as casas que estão mais próximas abre a fechadura as mais distantes não. Eu utilizo apenas dois pares de fio os mesmos funciona o monofone e abre a fechadura. A pergunta e como proceder, a distancia máxima das casa para o portão e 50 metros. Obrigado

    ResponderExcluir
  41. ola! boa tarde poderia me ajudar? tenho interfone aqui no predio com 5 fios (2 roxos 3 vermelhos) como ligar no monofone? por favor entre em contato: whatsapp:+553284496304

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente são utilizado 3 ou dois fios, veja quantas entradas tem em seu monofone, elas deve estar numeradas ex: 1-2-3 nos novos porteiros geralmente só se usa o borne 1 e 3.
      Quanto as cores se for possível ver o do vizinho e melhor, pois a maioria dos técnicos não obedece os padrões de cores.
      Nem todos os fios são ligados ao monofone, por isso e melhor você ver quantos borne ele tem e postar aqui para que eu possa te ajudar.

      Excluir
  42. Talvez alguém possa me ajudar. Estou com problema no porteiro eletrônico AM-PPR da Amelco, quando aperto a botoeira para abrir o portão o mesmo não abre. Então verifiquei a tensão de chegada na bobina aproximadamente 5V, uma tensão insuficiente para acionamento da bobina que necessita de 12V. Aguardo uma ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. troque a fonte. se chega so 5V já não presta mais.

      Excluir
  43. Tenho um interfone HDL série az com um botão de acionamento de fechadura HDL do portão,como faço para adaptar um botão p/ acionar a fechadura próximo do portão.OBS;Não estou usando a fonte.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo se o interfone não possui a função na parte do monofone de trava elétrica ou seja vc aperta e abre a fechadura, você pode criar um sistema separado como se fosse um interruptor simples, lembrando que as fechaduras HDL trabalha em 12 Volts de corrente continua. é so vc instalar uma fonte, fazer um fio ir direto na fechadura e o outro passar pelo " botão " e jogar no outro lado da fechadura. assim quando vc apertar o botão destrava e a porta abre. super facil.

      Excluir
  44. instalei o interfone com tensao certa e os cabos de comunicacao tbm mas quando energizo a sirene tanto do monofone quanto do interfone estao ligados direto oq devo fazer?

    ResponderExcluir
  45. Olá,
    Gostaria de saber se posso passar os fios para o interfone pelo mesmo conduite que passa os fios de telefone?
    Grato pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIm amigo pode passar, pois ambos são sinal. o que nao e recomendado e passar junto com a energia. pois pode dar chiado.

      Excluir
  46. Ola amigos poso utilizar cabo de rede 4 pares para levar rede eletrica de 127v em 2 pares de fios e utilizar os outros 2 Pares para os bornes 1 e 4 ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, cabos de rede não são apropriados para passar corrente elétrica. E ainda assim pode induzir ruído na comunicação.

      Excluir
  47. Ola amigos poso utilizar cabo de rede 4 pares para levar rede eletrica de 127v em 2 pares de fios e utilizar os outros 2 Pares para os bornes 1 e 4 ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim pois a corrente e super baixa. abraços

      Excluir
  48. Boa noite.

    Instalei um HDL 8 sem a fechadura e estava tudo funcionando normalmente. Ontem liguei a fechadura eletrica tambem, só que agora eu falo no fone e na unidade externa escuta normalmente, só que quando fala na unidade externa não escuta no fone. A instalação que eu fiz foi ligar o 1 - 1 e 4 - 4 e o da fechadura eu liguei um fio no f - fe e outro fio no f - fechadura - fs.e a fechadura tambem está funcionando normal. O problema é só que não escuta de dentro para fora. A ligação que eu fiz foi com cabo telefonico de 2 pares. Qual problema pode ser?

    Grato.

    ResponderExcluir
  49. Quero dizer, não escuta de fora para dentro.

    ResponderExcluir
  50. Boa noite alguém poderia me ajudar? moro num condominio com 6 aptos,o meu interfone do apto quebrou, comprei um outro da mesma marca que é amelco,comprei o ie30 ,no aparelho que queimou tinha um fio azul ligado na entrada T e um fio laranja e verde juntos ligados no +...porem este aparelho tem 4 entradas =,3,2,1...liguei o azul no 1 e o verde e laranja no 3,o aparelho abre o portao,da pra ouvir de dentro e de fora porem quando aperta o botao fora do predio ele nao toca no meu apto,o que pode ser?

    ResponderExcluir
  51. Esse F8 o interfone vem liso atrás, como faz a ligação em uma caixa de interruptor?

    ResponderExcluir
  52. Pode detalhar + como fazer uma instalação do HDL com câmera são vários fios de cores diferentes, qual o fio que ligamos para a câmera funcionar.(monitor v1 c v2 g v 3 1 4 + )(câmera g v 3 1 4 f f +) Você pode me dizer onde fixar cada fio para que tudo funcione beleza? A parte elétrica já esta toda pronta. Quaro ligar só o interfone.

    ResponderExcluir
  53. eu nao conseguia instalar a estençao mais quando achei esse esquema foi muito facil obrigado

    ResponderExcluir
  54. Bom dia ,gostaria de ligar um interfone mais dois fones,com fechadura e mais um botão para abrir a porta como proceder neste caso ?
    desde já obrigado checonidavid@hotmail.com

    ResponderExcluir
  55. Boa noite! Gostaria de saber se há algum problema inverter o neutro com o positivo? Interfone hdl f8s, obrigado!!!

    ResponderExcluir
  56. e onde não tem como fazer a instalação no modo seguro? seja por distancia ou tubulações velhas e "lotadas" tem alguma maneira de tornar o sistema seguro?

    ResponderExcluir
  57. Olá Amigo
    Instalei um porteiro eletronico f8ntl com fechadura e tudo normal, comprei mais uma extensão para colocar no fundos da casa. Interceptei os fios 1 e 4 e liguei, som tudo normal, so que não destrava a fechadura, que faço!!!

    ResponderExcluir
  58. Olá uma pessoa se eu não me engano Saldanha fez uma pergunta a vcs sobre a instalação de um interruptor para abrir a fechadura mais perto do portão usando os dois fios do interfone sem passar mais fios e a resposta não ficou bem clara também tenho essa dúvida podem me ajudar? Obrigado.

    ResponderExcluir

Seja Bem Vindo ao Blog Ensinando Elétrica, deixe sua duvida. que logo responderemos, vasculhe bem o blog tem muita coisa interessante e não se esqueça de virar seguidor e receber atualização de matérias no seu e-mail.

GUIA DO ELETRICISTA! FAÇA O DOWNLOAD

Livro Eletricista Manutenção Industrial

Quer aprender elétrica? clique aqui

Comandos Elétricos

TABELA DE MOTORES WEG

Qual a sua Profissão!

Perguntas do dia!

Perguntas do dia!