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Zelamos pela qualidade, nada de publicidade e poluição visual, contribuem com nosso trabalho.

FECHAMENTO DE MOTORES ELETRICOS

PESSOAL ESTAREI AQUI POSTANDO OS FECHAMENTOS DE MOTORES ELÉTRICOS EM GERAL SE TIVER ALGUMA DUVIDA POR FAVOR DEIXE UM COMENTÁRIO!


Fechamento de motor 6 pontas trifásico.



SE NO SEU MOTOR TIVER LETRAS AO INVÉS DOS NÚMEROS ESSAS SÃO AS LIGAÇÕES PARA 12 PONTAS.



Chave magnética para partida série-paralela estrela de motor elétrico trifásico, motores de 12 pontas.



Detalhes 220V


Detalhes 380V


Detalhes 440V


Detalhes 660V


Fechamento de motores Monofásicos 127V/220V.



Fechamento de motores elétricos trifásicos 220V,380V,440V




BOM PESSOAL E ISSO AI SE TIVER QUALQUER DUVIDA DEIXE COMENTARIO QUE AGENTE RESPONDE OU ATE MESMO NOSSOS AMIGOS VISITANTES. ATT

BOM ESTA AI POSTADO O ESQUEMA PARA MOTORES MONOFASICOS 110 V A 220 V
JA TEM ESSE DE CIMA /\ MAIS VOU DEIXAR MAIS UM PARA AJUDAR!
Fecha 1,2 e 5 na fase - Fecha 3,4 e 6 no neutro para 110v  -------  Fecha 1,5 em uma fase - Fecha 6,2 e 3 
Fecha - Liga o 4 na outra fase para 220v


Os motores trifásicos(de 6 pontas) podem ser ligados de duas maneiras diferentes:Ligação Triângulo Este tipo de ligação é feito para ligar o motor na menor voltagem existente (Na maioria dos casos, 220V trifásico). A ligação triangulo é feita ligando o começo de uma bobina no final da outra.Ligação Estrela Este tipo ligação é feita para ligar o motor na maior(entre duas) tensão existente(Na maioria dos casos, 380V trifásico).Para inverter o sentido do giro do motor(trifásico) basta inverter a ligação de uma das fases(trocar a fase R pela S, por exemplo).Motores Monofásicos Os motores monofásicos podem ser ligados em 110 ou 220 volts e para inverter o sentido do giro do motor, basta trocar a ponta 5 pela 6, ou vice versa.



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77 comentários:

  1. MUITO BOM ESTOU GOSTANDO MUITO DESTE BLOG MARAVILHOSSO VOCÊS SÃO ÒTIMOS, E QUERO DEIXAR AQUI MEU FORTE AB E MEUS SINCEROS AGRADECIMENTOS.

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    1. Muito Obrigado Pedro seja sempre bem vindo! abraços.

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    2. claudionor1956@gmail.com26 de agosto de 2014 06:07

      Muito obrigado pelas postagem, eu sempre visualiso e tem cido de ótimo aproveitamento para mim!

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  2. Márcio
    gostei muito msm,quem não aprender e tirar suas duvudas aqui,não aprendera nunca mais. Parabéns.

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    1. Pois é Marcio aqui é uma ótima oportunidade para se aprender elétrica e tirar muitas duvidas obrigado pela sua visita volte sempre.

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  3. Oque acontece se eu ligar 220V trifásico em estrela?

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    1. Quando fechamos as bobinas de um motor em estrela, automaticamente estamos fechando as bobinas em série. Lembrando que circuitos em série são divisores de tensão (causam queda de tensão), então se ligarmos um motor em estrela e aplicarmos uma tensão de 220v a tensão não criará com um campo magnético com força suficiente para movimentar o rotor. Ou seja, seu motor vai aquecer porem o rotor não vai girar... :(

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    2. O fechamento de motores trifásicos de indução com rotor gaiola de 6 pontas permite o funcionamento do mesmo em duas tensões diferentes (220V ou 380V), em 220V o fechamento é triângulo, em 380V o fechamento é estrela. Motores de indução com rotor gaiola acima de 5cv não pode ter partida direta na rede elétrica das concessionárias, é obrigatório o uso de chave estrela triângulo, para minimizar o pico de corrente de partida que é em média de 7,5 vezes a corrente nominal do motor, neste caso a chave estrela-triângulo permite a partida do motor primeiro em fechamento estrela e depois de um determinado tempo ocorre a comutação para fechamento em triângulo. O uso de chave estrela-triângulo só deve ser utilizada quando o conjugado de partida não for resistente.

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  4. Muito bom,otimo,bem esclarecido,gostei.

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  5. O material que você vem postando são muito bom. Você tem algum material referente a ligação e identificação dos terminais de motores sincronos?

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  6. boa tarde!

    meu é Arnaldo e estou com dificuldades para fazer identificação dos fios de um motor weg monofásico 110/220v a numeração está apagada.

    desde já agradeço quem puder ajudar.

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  7. Boa noite,

    Estava acompanhando uma instalação de painel hoje, e tinha um motor Weg de 12 pontas. Vem marcado no próprio motor os tipo de fechamentos. Mas fiquei em dúvida em uma coisa, o responsável disse que teria que fechar em estrela/ triângulo, o correto não é ser estrela, ou triângulo? E a tensão seria 220V. Teria como me explicar como é feito esse fechamento? Desde já agradeço.

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    1. Motor de 12 pontas são projetados para 4 tensões, 220V/380V e 440V/760V, também temos motor de 12 pontas para tensões 380V/660V e 440V/760V. A instalação elétrica industrial em baixa tensão é normalizada no máximo até 440V. Estes motores são projetados para trabalhar com chave estrela-triângulo, muito pouco utilizada atualmente em razão de modernos meios de controle de partida de motores. Quando o responsável disse que teria que fechar em estrela/triângulo, possivelmente ele estava fazendo as 12 ponta transformar-se em 6 pontas, possibilitando desta forma duas tensões - 220V/380V. Se a instalações elétrica da indústria fosse 440V, o fechamento em 6 pontas seria – 440V/760V. Nestas condições torna-se possível a utilização da chave estrela-triângulo.

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  8. GALERA ALGUÉM SABE UM MÉTODO DE Ligação DE UM MOTOR DE 12 PONTAS ??? ,, PQ NÃO TEM A MARCAÇÃO MOTOR

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    1. voce tem que achar as bobinas com um amperimetro, medindo continuidade, assim que achar os par, começe a nomear, 1,2,3,4,5, etc. ate ter feito com as 12 pontas.

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  9. GALERA ALGUÉM SABE UM MÉTODO DE Ligação DE UM MOTOR DE 12 PONTAS ??? ,, PQ NÃO TEM A MARCAÇÃO No MOTOR

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  10. Boa tarde amigo;

    Tenho um motor weg 220/380/440v, quais os nrs devem estar ligados, afim de torná-lo 220v?

    Fineza, sendo possível responder no email lucianoamarall@bol.com.br

    Grato

    Luciano A

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    1. Amigo lucio, faça o fechamento seguinte. R Fase 01 - 10,08,2,4 / S Fase 02 - 11,5,9,3 / T Fase 03 - 12,6,7,1

      Ligação em 220V.

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    2. Grato, parabéns pelo site.

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  11. Gostaeia de saber quais são as duas possibilidades para fechamento estrela para um motor assíncrono polifásico de seis terminais ? e a tensão

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  12. COmprei um compressor com motor weg 2 cv

    ele pegou fogo.

    liguei ele direto no disjuntor de 35 A como diz o manual.Porém ele tem a tensão de 12 A.

    será que tem algum problema no disjuntor ser muito alta a Amperagem?
    deveria ter usado um de 15 A

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    1. Poderia ter usado um disjuntor de 20A, ou 16A.

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  13. como eu faço para muda uma ligação do motor de be
    toneira 220V para 127V?

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    1. fecha 2-3-6. e liga fase no 1 e neutro no 4-5, se nao girar no sentido correto vc pega o 5 e liga com o numero 1. entendido?

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  14. Como faço para ligar um motor 220 volts trifásico usando apenas duas fases de alimentação?

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    1. não é possivel. se fizer irá queimar se motor.

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    2. Aqui eu consegui ligar usando um capacitor e um botão de start....

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    3. https://www.youtube.com/watch?v=6sgS1QhC4o4

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  15. Qual seria o problema de uma bomba submersa de 7,5 cv,220v trifásico, no quadro de comando tem uma contactora siemens modelo 3TF47, a bomba trabalha durante 15 minutos, durante este tempo a contactora esquenta no pé da fase R de saída p/bomba, entra em alarme e depois desarma. Que orientações e soluções p/ este problema. Abraços .Tiago Souza

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  16. Quero saber, qdo o motor não está com a sua placa de ligação, como faço para descobrir seu fechamento, tanto em 127v,220v,380v e 440v .

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  17. Quero saber, qdo o motor não está com a sua placa de ligação, como faço para descobrir seu fechamento, tanto em 127v,220v,380v e 440v .

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  18. show, muito bom , um abraço

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  19. ´Preciso do esquema do motor de ventilador de teto de cordinha. Vou instalar um controle remoto.
    Obrigado
    Luiz

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  20. Oi amigo .estou com um motor monofásico 8 fios e nele tem as numeracoes mas desliguei os fios e ele tem 2 capacitor perdi as referência e não estou conseguindo religar ...o q devo fazer Ass Fernando (fabd_g@hotmail.com)

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  21. tenho um compressor e seu motor e de 0,3 cv quero ligar só em 127 v ele tem 4 pontas sendo 1, 2, 3 e 4
    grato Wilson Itapira Sp

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  22. Nota dez o blog é muito bom

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  23. bom dia, onde é feito o fechamento do motor de 12 pontas no motor ou no quadro estrela triangulo automático por favor me ajudem pois sou leigo no assunto e tenho que fazer a ligação de um motor de 50cv obrigado.

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    1. Amigo o fechamento e feito no motor, como seu motor e de 50CV acredito que feche no sistema estrela triangulo, ou seja dois tipo de fechamento um em 220V outro em 380V.

      c nm me engano tem que chegar 6 cabos eletricos no motor 3 deles ( 220V trifasico) os outros 3 380 treifasico) sou um pouco leigo tambem.

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    2. obrigado pela atenção este é o problema,no fechamento do motor 380v é estrela estrela quando faço o fechamento no motor sobram 3 pontas o o painel de comando sai 6 fios por isso estou bastante perdido o painel de comando é estrela triangulo se puder me ajudar um pouco mais eu agradeço muito.

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    3. Olha amigo nesse link tem uma foto do comando estrela- triangulo, talvez aJUDE VC


      http://ensinandoeletrica.blogspot.com.br/2013/02/comandos-eletricos.html

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  24. eu tenho 220 fase e neutro e quero ligar um motor de 6 pontas sendo que ele funciona em 220 e 380 trifásico tem como eu ligar com fase e neutro

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    1. não tem como ligar, somente usando 3 fases.

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  25. Bom Dia,

    Estou com uma dúvida sobre o fechamento de motor estrela/triângulo de 380/660V. gostaria de saber como se faz esse fechamento.

    Att,

    Enéas Souza Pereira

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  26. BOA TARDE AMIGO, É MUITO BOM TER ALGUÉM NO CONHECIMENTO REPASSANDO INSTRUÇÕES E INFORMAÇÕES, NO MEU CASO TENHO UM MOTO WEG COM 7 FIOS, E AGORA COMO FAÇO, FICAREI GRATO PELA RESPOSTA

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    1. esses tipo de motor é de lavadora?

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  27. gostaria de saber qual fio unir em um motor de 12 terminas para fazer uma ligação em estrela triangulo 220v

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  28. preciso saber o esquema para montar um motor 220 trifásico de 6 terminas , e quais os materiais de proteção pois eu montei um cilindro em uma panificadora e funcionou porém apareceu uma duvida como melhorar esta instalação, se possível os passos corretos sei que ai dó tem CDF e os melhores.
    por favor urso urso!...

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    1. amigo, para suavilizar a partida use o comando estrala - triangulo.

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  29. Eu queria saber como faço para transformar uma ligação simples de estrela em uma ligação simples de triangulo usando apenas contatores e botões?

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    Respostas
    1. estrela - triangulo.

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    2. não entendi sua pergunta?

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  30. boa tarde muito legal esse blog, poderia postar uma ligação de motores trifasicos com fechamentos com letras...principalmente motores com 12 terminais
    obrigado

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  31. Este comentário foi removido pelo autor.

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  32. olá encontrei um motor na minha casa acho que era de um ventilador/exaustor porém não tem nenhuma identificação, como faço para descobrir a tensão e potência dele? são quatro fios para ligação.

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    Respostas
    1. ola amigo provavelmente e monofasico 127V, tem q ter 2 fios q sai do motor a fase e o neutro, lembrando que moror de ventilador tem q ter capacitor de partida. a potencia vc so vai sebar quando vc ligar ele usando um alicate amperimetro pra medir a corrente.

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  33. CLAUDIO
    E-Mail: FABRICA@AFKSERVICE.COM.BR
    Mensagem: BOA TARDE COLEGA

    NO FINAL DA SEMANA PASSADA ACONTECEU UM CASO MEIO ESTRANHO GOSTARIA QUE VCS ME AJUDASSEM ,
    POIS FUI FAZER UMA INSTALAÇÃO EM UMA CASA E PASSEI OS CABOS NORMAIS PORÉM NA HORA DE LIGAR AS TOMADAS VERIFIQUEI QUE UMA DELAS NÃO ESTAVA FUNCIONANDO MEDI COM O MULTIMETRO MAS NANDA AI PENSEI VOU TROCAR OS FIOS TROQUEI E PASSEI OUTROS FIOS ,MAS ELA NÃO FUNCIONOU PASSEI O GUIA DE NOVO DENTRO DO CONDUITE E PUXEI MAIS DOIS CABOS MAS MESMO ASSIM NADA AI EU PERGUNTEI PARA A DONA DA CASA ELA DISSE QUE ESTAVA NORMAL A TOMADA MAS ESSE CONDUITE ESTAVA PASSANDO PELO CHÃO ATÉ AI NUMHUMA NOVIDADE POIS AS OUTRAS TBM ESTAVA EU FALEI VOU TENTAR FAZER OUTRA COISA PASSEI OS CABOS QUE ESTAVA NO CONDUITE UNS CABOS VELHOS RECECADOS E VC ACREDITA QUE FUNCIONOU ,
    SERÁ QUE TEM ALGUMA EXPLICAÇÃO PARA ESSE MOTIVO POIS JÁ CORRI ATRAZ MAS AT´WE AGORA NADA .
    FICO NO AGUARDO

    ABS

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    Respostas
    1. Samuel eletricista.
      Boa Noite Claudio, pode ser que o cabo que você passou mesmo sendo novo estava rompido talvez um defeito de fabricação.
      Acho que antes de trocar a fiação deveria desenergizar a alimentação de entrada e bater continuidade nos cabo fase e neutro sendo assim vc se certificara se os cabos estão bom pois este tipo de problema não está imune a acontecer de repente foi uma emenda no processo de fabricação e ao puxarem o cabo o mesmo pode ter rompido internamente. as vezes medimos e até tem tensão mas no momento em que aplicamos uma carga tem uma queda na tensão devido o rompimento do cabo estar com mal contato. abraço

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  34. Olá.
    Qual seria o fechamento de um Motor Universal?

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  35. Ola tenho um motor web de 7 pontas e quero liga lo mais não consigo ,as numerações das ponta são 2,3,4,5,6,7,8 sem que a do capacitor e a 7e 8 eu queria ligar ela a 110 v como fazer me ajudem

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  36. esse blog é nota 10 gostei como faço pra participar?

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  37. bom dia a todos sou técnico em eletrtecnica minha área de atuação era implantação de projetos elétrico mais agora estou na área de manutenção elétrica e esse blog é muito bom já me tirou varias duvidas como posso participar.jayron_1000@hotmail.com

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  38. Olá Pessoal, gostaria da saber como faço para numerar os cabos em um motor (no meu caso é um gerador) como identificar os cabos (numeração)?????

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  39. os cabos elétrico estava com baixa isolação.

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  40. ola preciso do diagrama motor weg 15 cv 12 pontas transfomalas em seis ligação estrela triangulo grato

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    1. Se for de 6 cabos não é difícil, com uma lâmpada ou um multímetro, veja qual cabos dar continuidade e é só fazer a numeração assim: os dois primeiro que deu continuidade numera 1 e 4, os outros dois numera 2 e 5, os dois últimos 3 e 6 , agora é só fechar em triângulo 4,5,6 e ligar na rede trifásica 1, 2, 3, mesmo que seja de 220 volts, se rodar bem é porque a ligação estar correta, mas se rodar roncando e com amperagem alta é porque não estar correta ai é só ir trocando os cabos referente a mesma bobina e ir ligando em cada mudança até acertar; troca o 4 pelo 1 e liga se rodar bem é só mudar a numeração do 1 para 4, se não rodar bem deve voltar o 1 para o seu lugar anterior e fazer a mudança com os outros cabos da mesma maneira.

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  41. boa tarde tenho uma bomba submersa a três fios, com capacitor como faço para identificar o fechamento para partida?

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    Respostas
    1. Boa noite, se a sua bomba tem um capacitor ela deve ser 127 v ou 220v
      sendo um fio para o aterramento e os outros dois para alimenta-la. Normalmente o fio terra vem na cor verde ou azul mas na duvida vc pode medir com o aparelho na escala de continuidade se um dos fios der condutividade para a carcaça da bomba ele sera o fio de aterramento e os outros dois sera para alimentação da energia quanto a tensão da bomba se você tiver o valor da potência em w e o valor da corrente é só dividir a potencia pela corrente que acha o valor da tensão caso não tenha o valor da tensão e da potência pegue um multímetro preciso messa o valor da resistência da bobina e multiplique pelo valor da corrente caso não tenha o valor de nenhuma dessas condições e nenhum dos fios da continuidade para a carcaça do motor entre em contato com o fabricante pois pode ser um equipamento especifico. abraço

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  42. Olá boa noite estou pesquisando como achar as pontas de um motor trifásico de 12 pontas.
    pelo que venho pesquisando tem como achar sem desmontar o motor.
    minha duvida é a seguinte alguém já conseguiu encontrar e qual método foi utilizado ?

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    Respostas
    1. Anonimo, se seu motor não tem numeração vc deve usar um multimetro em escala continuidade, primeiramente procure cada bobina encontando 1 ponta em um fio e a outra em outros fios ate vc encontrar a bobina, nomeie ela como 1,2 faça o mesmo com o resto dos fios assim vc encontrar os par de bobinas renumere conforme a quantidade de fio que sai exemplo 123456789101112

      e faca o fechamento para trifasico 220V e de a partida no motor para testar utilize uma rede trifasica 220V.

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    2. com um multímetro faça o teste de continuidade das bobinas, por mais que tenha varios fios somente dois são interligados que são as bobinas isso é cada motor de 6 pontas tem 3 conjuntos de bobinas então isso quer dizer que são 3 pares que devem ligações que o multíteste vai encontrar as que você encontrar com o multiteste vai marcando 1 e 2 depois a outra bobina 3 e 4 e dai a ultima bobina 5 e 6 . mais no youtube tem varios videos que

      ensinam isso =

      https://www.youtube.com/watch?v=E2DprNboGJ0

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  43. par5a seis pontas esse metodo funciona, para 12 pontas é um pouco mais complexo

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  44. olá, tenho um motor mono de 4 fios 220v, como faço sua ligação com o capacitor?

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  45. Olá tenho um motor de indução gaiola - WEG 12 pontas ligação em 440v ligado em um inversor de frequência WEG modelo CFW 09 SOFTWARE. versão 3.7x para uma bomba d'agua, já testei junto com o mecânico todos os rolamentos e estão em perfeito estado, porém a amperagem da linha está o dobro com 100% da frequência ele gira em uma rotação de 3525 rpm e corrente de 30,5 A, mas ele está chegando com 2000 rpm a corrente de 33 A. qual será a causa deste problema. Obs. já testei os cabos de alimentação estão em perfeito estado, fechamento do motor normal bem conectado, inversor de frequência configurado conforme fornercedor WEG. Fico no aguardo, obrigado!

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