Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

É possível aprender pela internet? Usufrua de toda informação e aproveite a oportunidade.

Olá meus amigos! No tema de hoje vamos falar sobre "O que a internet pode nos proporcionar e como aproveitá-la". Temos nos dias de hoje excelentes Sites, Blogs e Canais no YouTube de extrema qualidade, afim de nos proporcionar um aprendizado único e exclusivo.



Não é nenhum artigo " Ensinando algo ou mostrando alguma dicas sobre elétrica " mas um artigo muito interessante e gostoso de se ler, de que como as pessoas estão mudando em relação a educação e aprendizagem a distância de modo geral.

É POSSÍVEL A INTERNET REESTRUTURAR A EDUCAÇÃO? 

A Internet hoje é uma grande potência de conteúdo, informações e relacionamentos. Tem se desenhado como muito vigor nas práticas educacionais.

Publicidade:


Algumas características evidenciam a Internet como uma facilitadora no processo ensino- aprendizagem:

1) É bem mais econômico do que pelas vias convencionais.
2) Os trabalhos podem ser desenvolvidos em grupos com indivíduos de qualquer localização.
3) Os recursos e ferramentas disponíveis podem ser estudados a qualquer dia e horário, adaptando-se à realidade de cada um.

A Internet é apresentada aos alunos como uma forma de aprendizagem, propiciando conteúdos relevantes e atividades cognitivas. É também um espaço para o desenvolvimento da leitura, pois são disponibilizados milhares de livros eletrônicos intitulados como E-book, para esta finalidade.

É um grande momento da história da humanidade, onde habilidades, resoluções de problemas estão sendo desenvolvidos. É um momento de composição de pensamentos e ideias, de controle de elementos críticos da revolução da informação e da tecnologia de comunicação mais eficiente.

A internet oportuniza uma aprendizagem mais flexível,  divide o tempo, estreita a localização, dá a condição de um network, ajuda alunos a obter informações direcionadas, etc…

UM NOVO PADRÃO DE ALUNO

A Aprendizagem pela Internet também formata um novo padrão de aluno, ou seja, o aprendiz possui uma maior autonomia na sua aprendizagem, pois através dos novos tipos de aprendizagem o aluno passa a estruturar o seu estudo de acordo com sua disponibilidade, vontade, interesse, etc…



Quando um indivíduo decide fazer algum curso online, ele entra em um interativo modelo entre professor online e aluno. Não tem mais aquelas conversas de sala de aula convencional, é só você e o computador.

Nos dois ambientes (Virtual e presencial) existem suas barreiras e facilidades, não é o caso aqui discuti-las neste post, mas cabe a cada um enxergar os pontos que adapte às suas atuais situações.

O aprendizado pela internet perde o contato com pessoas, mas pode melhorar o processo de ensino aprendizagem em maneira notável, pois é o aluno que vai definir como será os seus estudos.

A Internet elaborou um amplo mercado para oferecer educação e formação qualificada nas diversas áreas do conhecimento, a tendência é de crescimento contínuo.

Publicidade:


A Tecnologia no Ensino-Aprendizagem

A tecnologia, neste século, se desenvolveu muito rápido, oferecendo novas ferramentas e possibilidades para o avanço do ensino e práticas de aprendizagem.

As maiores expectativas sobre tecnologia educacional estão focados na Internet. Esta tendência em voga está fazendo com que os educadores de todas as áreas do conhecimento se adaptem à natureza deste ensino-aprendizagem em um sentido mais amplo.

Existem constatações de que a introdução de informação e tecnologia de comunicação na educação, muitas vezes leva a uma melhor aprendizagem resultando mudanças nas práticas.

Muitos estudos e pesquisas indicam que a tecnologia utilizada no processo educacional, tem um efeito positivo sobre a aprendizagem, embora os resultados não seja tão claros.

Os tipos de serviços que a Internet oferece é o aspecto mais importante nesta comunicação, onde o aluno pode interagir com estas ferramentas de forma eficaz, resultando assim em bons conhecimentos.

Para utilizar esses serviços e ter acesso ao conhecimento, o indivíduo precisará somente de um computador com banda larga.

NOVOS FENÔMENOS EXIGEM NOVOS CONCEITOS.


Os recursos e ferramentas online surgiram em discussões educacionais nos últimos tempos. Este novo modelo de aprendizagem acontece quando aluno e instrutor usam computadores para trocar informações e os acessos à informações são gerados como parte de um esforço de aprendizagem. As ferramentas e recursos online são designados para conceder a transmissão ajustável do conteúdo apresentado. 



Estas tecnologias torna possível dar aquisição a recursos em todo o mundo, facilitando a acumulação e apresentação de dados e permitir a comunicação , interação e colaboração entre os alunos e instrutores para melhorar a prática de ensino e a experiência de aprendizagem.

O uso produtivo dos recursos on-line é capacitado para envolver as pedagogias que se aproveitam de aplicações que circundam os alunos com o material, ilustrar sistemas complexos ou relacionamentos, e incentivar a interação com outros indivíduos ou equipes.

Por fim, as ferramentas de tecnologia devem tornar-se transparente à medida que o utilizador integrar no processo, permitindo a imersão no nível de aprendizagem.

Os cursos online estão a cada dia se consolidando como uma grande possibilidade e oportunidade de formação profissional, técnica e acadêmica.  

É uma tendência já em profusão do século XXI.  É evidente que ainda existem vários obstáculos a serem vencidos, que paulatinamente vem sendo superados desde a sua inserção. A tecnologia tem favorecido ao aprendizado, qualitativa e quantitativamente, despertando o interesse de vários adeptos do mundo on-line.

Um curso online concede a um maior número de alunos a ter acesso aos cursos e todos os recursos inerentes. O ensino é o objetivo de um curso online, a tecnologia é somente o meio pelo qual é transmitido o conteúdo. Em um curso online, o professor tem funções diferentes em relação ao ensino presencial, pois o mesmo, deixa de ser o único referencial e sim um colaborador do processo ensino-aprendizagem.

A competência do professor  

Um ensino competente depende de vários fatores para se ter bons resultados, e um deles é a presença de um professor competente.  Após o surgimento dos cursos a distância, várias indagações tem sido feitas. É provável que é impossível ter um aprendizado eficiente, sem a presença do professor.


Por outro lado também podemos afirmar que o aprendizado do aluno não depende somente da eficiência do professor, da escola e do método aplicado, ou seja, o resultado em sua maior proporção é definido pelo aluno, na sua dedicação, interesse e envolvimento.

É paradoxal esta realidade apresentada, pois é bem verdade que no ensino presencial como em qualquer área do conhecimento, existe uma carência incontestável de um professor qualificado, que conheça o conteúdo que está aplicando e saiba lidar com os aspectos didáticos e metodológicos.

Publicidade:


A estrutura de um curso online recentemente tem mostrado uma eficácia muito grande em resultados, onde o egresso possui qualificações tão definidas como os dos cursos presenciais. Isto ocorre consideravelmente nos cursos a distância, onde o aluno tem acesso a uma série de recursos e ferramentas que os possibilitam a ter um aprendizado mais produtivo.

Problemas do mundo offline que podem ser solucionados no mundo online

O ritmo de vida alucinado e as mudanças acontecidas neste século XXI, deram ao homem uma nova postura perante o mundo e às circunstâncias da vida. Em detrimento a esta realidade, o tempo se tornou algo valiosíssimo, ainda mais para o trabalhador de uma metrópole que gasta horas dentro de seu carro ou de outro tipo de transporte até chegar ao seu destino.

Outro problema que o homem desta geração adquiriu, é o stress ou o cansaço mental, ocasionado pelo acumulo de atividades e compromissos. Uma das propostas de um curso online, é justamente sanar pelo menos parcialmente estas intempéries, que acabam prejudicando consideravelmente a qualidade de vida do ser humano.

Mediante a esta possibilidade, o interessado em fazer um curso online, terá a seu favor, o tempo e o espaço para uma melhor dedicação e aproveitamento do mesmo.

Responsabilidade de uma Instituição de Ensino a distância

Para Kenski (1996) “A aprendizagem pode se dar com o envolvimento integral do indivíduo, isto é, do emocional, do racional, do seu imaginário, do intuitivo, do sensorial em interação, a partir, de desafios, da exploração de possibilidades, do assumir de responsabilidades, do criar e do refletir juntos”.

Esta abordagem retrata a responsabilidade que um curso online tem que se aderir, e através da interação com o educando ir aperfeiçoando as compreensões dos alunos sobre o mundo que eles vivem. Para que um indivíduo possa ter uma formação de qualidade, precisará estar envolvido de todas as formas possíveis para um melhor resultado.

Publicidade:


Quando se trata de um curso online, onde o aluno não está próximo, não basta simplesmente a informação e o conteúdo. É necessário trabalhar no aluno a motivação e estar atento a procedimentos que o mantenha motivado, para que ele possa sentir necessidade de aprender e desejo de adquirir mais conhecimento. Assim se envolverá mais com o curso e consequentemente com seu aprendizado.           

Alguns Benefícios de um Curso Online:



O aluno pode assistir as aulas de acordo com sua disponibilidade de tempo.

 Pode ver e rever as aulas quantas vezes for necessário, podendo pausar para fazer anotações ou para fazer exercícios, etc..

 O aluno também tem um suporte que o ajudará no processo de aprendizagem.

 Economia com material, de espaço físico, de tempo, de combustível, etc…

Os Cursos online estão modificando todas as formas de ensino e aprendizagem, inclusive as presenciais.

Cada vez mais surgirão metodologias semi-presenciais, flexibilizando a necessidade de presença física, reorganizando os espaços e tempos, as mídias, as linguagens e os processos. Um curso online tem significados muito variados, que respondem a concepções e necessidades distintas. Com a riqueza de mídias, tecnologias e linguagens, podemos integrar conteúdo, interação, produção tanto individual como grupal do modo mais conveniente para cada aluno e para todos os participantes. (MORAN)

Recomendamos:

#


#