Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

O que é e para que serve o relé de interface?

Fala galera, nesse artigo você vai aprender sobre um componente eletrônico bastante utilizado nos painéis elétricos de automação e comandos elétricos. Fique conosco nesse artigo e tenha uma boa aula. Confira mais artigos de elétrica no Blog Ensinando Elétrica.

Você conhece o relé de interface? Sabe o que é e para que serve?

Relés de interface, Relé acoplador, Relé auxiliar tem vários nomes conhecidos ai pelos eletricistas, cada um de um jeito. Bom primeiro vamos ver como são os relés de interface.

Modelos de relé de interface:


Galera veja por exemplo, esses modelos de relés de interface que temos aqui em nosso laboratório do nosso curso de comandos elétricos, temos o modelo 24vcc e o modelo 220vac, que são a alimentação das suas bobinas.

Sua simbologia pode ser dada pelo exemplo abaixo:


Os relés mais comuns de ser encontrados são os de 24vcc continua pelo fato de ser muito usado em saídas de CLP e placas de automação de extra baixa tensão. Imagem abaixo:


Os relés de interface (relé acoplador) são amplamente utilizados em indústrias de automação e painéis elétricos afim de multiplicar contatos e otimizar comandos.

O relé de interface nada mais é que interruptor elétrico que executa a função de abrir e fechar um circuito eletromecânico ou eletrônico, mantendo a isolação elétrica entre o comando e o circuito. Ele é capaz de controlar um circuito elétrico utilizando contatos normalmente aberto (NA), em que o contato permanece aberto quando o relé não está energizado ou contatos normalmente fechado (NF), em que o contato permanece fechado quando o relé não está energizado. Em ambos os casos, a energização do relé de interface permitirá uma condução de corrente elétrica pela bobina do relé que por sua vez mudará o estado dos seus contatos.

Compreenda o seguinte, independente da tensão das bobinas desse relé, a tensão de comando pode ser independente da tensão da bobina, ou seja, por exemplo seu relé é 24vdc mas preciso que ele dê condição a uma bobina de contator 220V, normal só você passar pela fase no comum que é o contato de "entrada" que por sim comutará e sim deixará a fase alimentar a bobina 220V.

Diagramas de ligação exemplos

Galera, se vocês baixarem agora mesmo o CADe SIMU clicando aqui, vocês vão conseguir montar um exemplo para utilizar um relé de interface junto a saída de uma CLP, conforme exemplo abaixo.

Diagrama em modo de repouso:


Diagrama em modo de execução (simulado):


Para ficar mais legal nosso artigo vou disponibilizar o exemplo desse circuito em vídeo para que você veja como tudo funciona:


Se você quiser ver dados técnicos desses relés basta clicar aqui. Galera espero que tenham gostado desse artigo, e prometo que assim que tiver uma folga do trabalho, estarei criando mais um artigo para vocês.

Lembre-se para ajudar o Blog a crescer, você pode nos ajudar adquirindo nosso treinamento 100% ONLINE em comandos elétricos, basta clicar aqui!
#


#