Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

O que é e para que serve um Termostato?

Fala galera, ontem falamos sobre o que é e para que serve um PRESSOSTATO e no artigo de hoje vamos falar sobre o componente TERMOSTATO.



Você já ouviu falar? Sabe o que é e para que serve? Então continue conosco nesse artigo.

Pessoal, os termostatos são dispositivos utilizados para controle de temperatura e funcionam como uma chave liga/desliga. São equipamentos compostos por elemento sensor e um sistema de controle.

Publicidade:


São dispositivos muito usados na climatização para controle de temperatura de ambientes e também em outras aplicações onde se deseja controlar a temperatura.

Veja abaixo alguns modelos e tipos de termostatos que encontramos na internet.

Exemplo 01 Termostato industrial

Exemplo 02 Termostato analógico


Exemplo 03 Termostato regulagem analógica


Exemplo 04  Termostato analógico regulagem


Exemplo 05 Termostato eletrônico



Todos esses termostato tem em comum é controlar a temperatura simples, porém cada um trabalha e tem sua regulagem distinta.

Funcionamento:

Como foi dito acima, o termostato funciona como uma chave liga/desliga, com base no controle de temperatura. Como exemplo de funcionamento, observe um termostato utilizado para o controle de temperatura mínima de um ambiente com um condicionador de ar.

Publicidade:


O termostato analisa a temperatura e se a mesma estiver maior que a selecionada (regulada) no termostato, liga o condicionador de ar e permanece assim até que a temperatura do ambiente seja alcançada, desligando o condicionador de ar posteriormente.


O condicionador de ar vai permanecer desligado até que o controle de temperatura máxima entre em ação, religando o aparelho.

Principais Tipos:

Existem milhares, diversos tipos e modelos de termostatos que podem ser divididos em dois grupos, de acordo com o elemento sensor.

  • Tipo mecânico - Os termostato mecânico são composto de materiais bimetálicos ou gases de expansão. São formados por um bulbo, que entra em contato com o produto ao qual se deseja controlar a temperatura. Esse bulbo é ligado a um elemento de conversão, geralmente um tubo de Bourdon, que converte a proporção entre a pressão exercida pelo bulbo, que é ocasionada pela mudança de temperatura, e a temperatura do ambiente.

  • Tipo eletrônico - Os termostatos eletrônicos possuem elementos sensores que podem ser termopares ou PT100 e emitem uma tensão proporcional à variação de temperatura possibilitando a conversão através de circuitos eletrônicos.
Publicidade:


Onde é comum encontrar termostatos é nos famosos marmiteiros. Quem nunca usou hein? Ele que controla a temperatura da água para manter as marmitas, nem muito quente e nem muito fria.

Termostato em Marmiteiro
Também tem diversos chuveiros inteligentes que já são controlados por termostatos eletrônicos de última geração.


Bom pessoal, espero que tenham gostado e tirado suas dúvidas a respeito do termostato, vamos aguardar o próximo artigo aqui no Blog Ensinando Elétrica.

Diagrama elétrico simples de um termostato:


Quer saber mais sobre esse esquema elétrico clique aqui!

Recomendamos:

#


#