Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Exercício em Comandos Elétricos Liga/Desliga com um Pulso

Olá amigos hoje cá estou, após uma semana cansativa de trabalho e hj arrumei um tempinho para se dedicar ao vosso blog, pq nada aqui é para mim e sim para vocês certo!!



Bom hoje vamos propor um exércicio bem legal em comandos elétricos que é a elaboração de um circuito de comando liga/desliga com apenas um botão pulsador.

Atenção !!!! esta proposta não tem aplicação prática por questões de segurança, mas é extremamente desafiadora em termos de desenvolvimento de circuitos de comandos e raciocínio lógico.

A proposta consiste em..... 

Ligar e desligar uma lâmpada ao pressionar o mesmo botão de comando pulsador com os contatos NA. Só podem ser utilizados para construção do diagrama um contato NA do botão e até 4 contatores auxiliares.

Publicidade:


O diagrama abaixo foi montado utilizando 4 contatores auxiliares, mas é possível a sua reconstrução com apenas três contatores, portanto o primeiro diagrama elaborado por mim, consiste em 4 contatores logo mais você poderá observar a solução para 3 contatores.


Observando o diagrama acima observe que o fio em vermelho é o positivo e o preto negativo, ainda não simulado.

Pressionando o S1 uma vez ele aciona a lâmpada, se eu precionar esse mesmo S1 ele desliga a lâmpada !! Legal né, por que você mesmo não monta e veja o funcionamento.

Clique aqui para baixar o CADe SIMU 3.0 e elaborar essas atividades.

Publicidade:


Agora abaixo vamos observar a solução para o exercício realizado com apenas 3 contatores certo!!



Circuito em modo repouso, abaixo você pode observar acionado.


Muito legal, eu e meu amigo Rogério fizemos na prática esse comando e acionamos um motor MIT com apenas um botão de pulso foi bem legal.

Esse sou eu Felipe Vieira :)


Bom galera espero que tenham gostado da proposta de exercício e até a próxima.

Recomendamos:

#


#