Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Atividade em CLP linguagem LADDER

Olá queridos, ontem publiquei o artigo sobre acionamento da botoeira de incêndio e foi sucesso total, já tivemos 5850 visitas ao artigo. :)



Bom no artigo de hoje vou voltar um pouco nas aulas de CLP, onde mostraremos 25 atividades para você montar no CADe SIMU e aprender a desenvolver montagens e até mesmo simular os circuitos.

O CADe SIMU é um software de simples operacionalidade, bastando se ter os conhecimentos básicos da linguagem para se implementar diversos sistemas que poderão ser ativados e simulador de modo real.

Patrocinadores:


A seqüência determinada neste artigo não é obrigatória, mas facilita a utilização didática do software para uma aprendizagem que possibilitará ao discente todas as condições para a aprendizagem da linguagem bem como a utilização do CADe SIMU em sua totalidade.

Espero com isso ter contribuído com aprendizado e ficarei esperando sugestões e contribuições para melhoria deste material.

Serão 25 atividades elaborada, para darmos o pontapé inicial publicaremos as primeiros 5 atividades básicas para você praticar no seu CADe SIMU.

Atividade 1 - Três interruptores  em série acionando uma saída.

→ Objetivo : Demonstrar o funcionamento básico de um CLP, tanto em linguagem ladder como também a sua simulação.



Atividade 2 - Dois interruptores em paralelo e uma saída.

patrocinadores:


→ Objetivo : Demonstrar o funcionamento básico e simulação de um CLP.


Atividade 3 -  Comando simples - uma botoeira liga, uma botoeira desliga. (pulsante)

→ Objetivo : Demonstrar o funcionamento básico ligando e desligando uma saída através de duas botoeiras pulsando NA e NF.


Atividade 4 - Ligar a partir de dois pontos e desligar a a partir de 2 pontos destintos através das botoeiras.

Patrocinadores:


→ Objetivo : Demonstrar o funcionamento básico ligando e desligando uma saída através de 2 botoeiras de liga e 2 botoeiras de deslia, onde possa liga e desligar o circuito de qualquer posição.


Atividade 5 - Criar um sistema reversão com intertravamento.

→ Objetivo : Demonstrar o funcionamento básico para acionamento de 2 saídas do CLP, inserindo também o sistema de intertravamento, ideal para o circuito em motores reversão.


Bom pessoal, lembre-se para vocês realizarem essas atividades você precisa ter baixado em seu computador o CADe SIMU, você pode baixar com total segurança clicando aqui!

No próximo artigo irei criar as outras 20 atividades para vocês treinar no CLP do CADe SIMU, um forte abraço e obrigado pela visita.

Patrocinadores:

#


#