Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Como instalar botoeiras para sistemas de incêndio?

Olá amigos tudo bem? espero que sim!! e no artigo de hoje vou mostrar a vocês o principio básico para instalações de um sistema de acionamento á distância para motobombas em sistemas de incêndio.



Mas primeiro...

Publicidade:


Por que um projeto de incêndio é tão importante?

Porque a maioria dos empreendimentos são construídos para que nós possamos desempenhar alguma atividade que pode ser de permanência temporária ou não, mas que independente disso ou do tempo que se leve para realizá-las, precisam ser feitas com segurança e tranquilidade em um ambiente bem projetado e protegido contra riscos de incêndios. Algo que só um projeto de incêndio bem desenvolvido pode pôr em prática.

A elaboração do projeto fica, portanto, a cargo dos projetistas, construtores dos edifícios e dos usuários, que precisam seguir as recomendações dos projetos, de maneira correta, assim como a organização dos grupos de prevenção e de combate a incêndios.

Vamos a um exemplo, vamos imaginar um local onde é necessário 3 pontos para acionamento a distancia do motor, você pode estar se perguntando como é esse botão de acionamento? veja um exemplo abaixo:

Foto tirada da obra onde eu trabalho
Bom a imagem acima se refere ao tipo de botoeira para sistemas de incêndio, mas é claro que um sistema completo não consiste em apenas a botoeira ao lado das caixas com a mangueira e saída d'água.


Em um sistema completo, há também o sistema de alarme, sonoro e visual, sensores de fumaça e etc, mas nesse artigo falaremos apenas do sistema de acionamento da motobomba.

Componentes comum de um sistema de incêndio

Vamos ao exemplo da ligação, para acionamento da motobomba.

O tipo de bomba pode varias de acordo com a edificação, porem todo sistema terá seu painel de comando

Instalação:

Para instalação dos acionadores manuais de comando de bomba, para controle à distancia iremos um padrão misto de conexão serie e paralelo, a onde dentro da tubulação irão ser utilizado 3 fios, da seguinte de forma:

Publicidade:


1. O primeiro fio da tubulação liga uma das fases que entra no contator (11) que deverá ser derivada (7) e levada diretamente até o contato NF da chave vermelha do primeiro acionador (1).

2. Um fio de cada chave de ser unidos (9) e (10).

3. Após esta união o segundo fio da tubulação deverá ligar esta conexão até a chave vermelha NF da próxima botoeira (3) e assim sucessivamente em serie deverá ser ligada até a ultima botoeira.

4. Na ultima botoeira a união das chaves (5) deve ser ligada no borne 13 do contator (8), finalizando a ligação em série.

5. O terceiro fio da tubulação faz ligação paralela entre as chaves verdes NA de todas as botoeiras da primeira até a ultima e depois deverá ser conectado no borne 14 do contator (6).

OBS: Para segurança da conexão uma chave do tipo magnética (contator + rele térmico) deverá ser usada para acionamento até 10 CV, acima desta utilizar quadro de comando adequado ao tipo e potência da motobomba.

Importante: O defeito mais comum é a bomba ligar e não desligar, isso significa que a ligação serie esta errada, você deve revisar.

Veja como fica a ligação referente ao detalhe acima:

Clique para aumentar
Para ver se realmente esse sistema simples funciona passamos esse projeto para o CADe_SIMU 3.0 e realizamos a simulação:

Projeto passado e simulado no CADe SIMU

Bom pessoal é isso, como visto acima o exemplo para acionamento da motobomba a partir de 3 pontos destintos, fiz também um outro projeto para acionamento em 9 pontos destintos, onde é possível também partir o motor a partir do painel de comando:

Clique na imagem para aumentar
A referência de cores é de acordo com a minha botoeria, pode varias de modelo para modelo e também de não estar jampeado conforme detalhe abaixo;


Outro detalhe importante, você deve levar em considerações possíveis falhas tais como problema em qualquer uma das botoeiras, assim impedindo a partida do motor em outros pontos,

Publicidade:


isso não deve acontecer, verifique as conexões e se preciso coloque uma função " chave seletora no painel " para interromper o comum dos botão e partir direto.

O tipo de painel do sistema de incêndio pode varias de acordo com a potência da bomba
Em caso do motor ser acima de 10cv é recomendado partida estrela - triângulo, e também é de extrema importância o sistema de Led sinalizado no painel, chaves de bloqueio etc.

Felipe Vieira Eletrotécnico saiba mais sobre o criador do Blog Ensinando Elétrica

Bom galera é isso espero que tenham gostado dessas dicas, mas lembre-se um sistema de incêndio é muito importante e não pode falhar, caso queira conhecer mais sobre mim clique aqui!, obrigado a visita e volte sempre!

Publicidade:

#


#