Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Dicas para Eletricistas Montador

Olá amigos usuários do blog ensinando elétrica esse artigo vamos falar de algo muito interessante que é sobre os eletricistas montador. Eu mesmo já tive o privilégio de trabalhar como eletricista montador ao decorrer de minha carreira. Então vamos saber um pouco mais sobre essa função e no final assistam alguns vídeos em dicas de como dar grau em eletrocalhas.


Eletricista Montador

Em todo setor industrial, do mais simples ao mais complexo sistema produtivo, há algum tipo de máquina ou equipamento sendo acionado por motor elétrico. Para colocar alguma máquina e/ou equipamento em movimento, é necessário levar energia elétrica até ele, e assegurar que o mesmo irá funcionar de modo eficaz e seguro, sem risco para as pessoas envolvidas na sua operação. Um dos profissionais envolvidos nessa função de prover energia elétrica a diferentes pontos de um empreendimento é o Eletricista Montador.

Esse profissional é responsável pelos trabalhos relacionados a construção e montagem de redes de cabos e condutores (fios), para equipamentos elétricos, motores, máquinas, iluminação e tomadas, e de suportes para essa rede, como eletrocalhas, perfilados, eletrodutos etc. Para tal, utiliza ferramentas como furadeira, talhadeira, martelo, marreta, chave de fenda, metro, entre outros.

É importante que esse profissional tenha conhecimento de todas as normas de segurança que envolvem a profissão, como por exemplo a NR-10 (Norma Regulamentadora nº 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade). Seu trabalho deve ser executado sempre em conformidade com a necessidade de serviço e de acordo com o procedimento qualificado, normas técnicas e observando padrões de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde.


O trabalho do eletricista montador pode ser executado em diversos ambientes abertos ou fechados, como oficinas, galpões industriais, plantas industriais em solo (refinarias, estaleiros etc.) ou em alto mar (plataformas marítimas). Por isso, fica exposto as diversas condições meteorológicas durante seu expediente (sol forte, baixa temperatura, chuvas, ventos, umidade). Está sujeito também a ruídos, ao manuseio de elementos cortantes, choques elétricos e movimentação de materiais, ferramentas e equipamentos. Por esses motivos, é obrigatória a utilização de EPI (equipamento de proteção pessoal) enquanto realiza suas funções. É um trabalho que exige esforço físico, pelas posições variadas de trabalho, muitas delas desconfortáveis por longo períodos.

Para trabalhar com essa ocupação é preciso ter um nível de instrução mínimo equivalente ao ensino médio (ou 2º grau completo) e sua aprendizagem pode ocorrer por intermédio de cursos de qualificação profissional.

Separamos para vocês alguns vídeos de como fazer graus em eletrocalhas.













Agradecimentos á Lenivaldo Carvalho

#


#