Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Ligação de Comutador Chave tipo tambor Trífasico

Pessoal me deparei uma vez com essa situação precisava ligar uma chave de reversão trifásica, essas tipo tambor segue imagem abaixo.



Ela tem 3 posições no meio desligado, um lado liga sentido horário, outro lado faz a reversão. precisei refazer o fechamento dentro da chave então segue as informações de como realizar esse fechamento caso sua chave não esteja já jampeado!

Aplicação deve ser feita a motores elétricos de baixa corrente, até 30A. Veja como deverá ficar ao final.


A Aplicação é simples entra a rede trifásica na chave e sai para o motor, porém internamente dessa chave tambor talvez haja necessidade de alteração ou até mesmo fazer o sistema reversão de fase, para que no momento de girar a alavanca o motor comece a funcionar no sentido anti horário.

Lembrando que deve se esperar o motor parar totalmente de rodar antes de ligar nos sentido contrario.

Segue esquema internamente.


Dentro dessa chave ha 9 contatos 3 no centro e 3 na lateral direita e 3 na lateral esquerda, os 3 contatos do meio são os principais R,S,T onde você alimentará vindo do disjuntor.

Nos 3 contato lateral direito você ligara as 3 saídas para o motor, feche as bobinas do motor de acordo com a aplicação de sua rede elétrica no caso 220v Triangulo. Repare nos traços em azul este esta simulando como se tivesse fechado para ligar o motor normalmente no sentido normal e os traços em verde estarão abertos, quando ligar a chave no sentido reversão, os traços azul se abrirão e os verde estarão fechados, Agora repare os traços pretos no centro cruzando esse faz a reversão de fase trocando a posição S pelo T e a posição T pelo S esses fios pretos você deve jampear como no esquema. Não confunda os fios azul e verde. pois e apenas ilustrando como ficaria em funcionamento. Apenas faça os jampes dos pretos como na imagem.

Qualquer dúvida comente abaixo!
#


#