Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Crimpar terminais eletromecânicos

Crimpar terminais eletromecânicos

As conexões elétricas são utilizadas em vários setores industriais, numa infinidade de aplicações. Para isso, existe uma grande variedade de terminais e conectores, com dimensões e formas variadas, para atender às diferentes necessidades dos projetos. Toda conexão deve ter duas características imprescindíveis: assegurar a condução de corrente elétrica com eficiência e garantir uma fixação mecânica confiável.
A crimpagem de terminais eletromecânicos envolve diversas teorias sobre conformação mecânica. Neste processo, está envolvida uma diversidade de ferramentas de grande complexidade. Tal processo gera um beneficio na agilidade e na qualidade das conexões e vem sendo cada vez mais utilizado nas indústrias.
Os passos para realizar uma boa conexão são:
1 - Cortar o cabo a ser crimpado. Para cortes de cabos de cobre e alumínio há alicates de corte para pequenas bitolas de cabos, com força aplicada diretamente, até alicates para corte de diâmetros maiores. 
A operação mecânica e o design especial das laminas minimizam a força aplicada na hora do corte. O corte o cabo deve ser no comprimento desejado. Ele terá normalmente o mesmo comprimento dos outros condutores do chicote.
2 - Decapar  o cabo a ser crimpado com ferramenta de decapagem profissional para retirar isolações de fios e cabos de forma impecável. Para os terminais ilhos devemo decapar cerca de 1 cm do fio utilizando o alicate decapador
3 - Crimpar o cabo torna segura a conexão entre o condutor e o contato e tem grandes vantagens ao invés de se fazer um “ponto de solda”. Crimpar significa criar uma forma de contato homogenia e permanente entre o condutor e o elemento de conexão. Esta conexão pode ser feita com ferramentas precisas e de alta qualidade. O resultado é uma conexão segura e confiável tanto mecânica quanto eletricamente. O mecanismo integrado com catraca, presente em muitos alicates garante uma qualidade ótima de crimpagem.
Para isso coloque o conector na extremidade do fio. A parte interna do conector deve estar a 1 ou 2 mm dentro do isolamento do fio (na parte encapada dele), enquanto a parte condutora deve estar no fio decapado. Coloque o conector e o cabo no alicate. Aperte as alças, primeiro crimpando a parte isolante, depois repetindo o processo para a parte condutora do fio.
Para fazer cabos elétricos, é fundamental crimpar terminais, ter habilidade para crimpar terminais é um bom modo de fazer cabos elétricos. Os terminais são inseridos dentro dos conectores de diversos dispositivos.
A crimpagem adequada é essencial para a criação de uma conexão segura e você não corre o risco do fio desencaixar. Para crimpar o pino conector é necessário usar um alicate para crimpar terminal, conector, cabos e alicate decapador de fios. O Alicate Decapador de Fios é bastante simples e se assemelha a um alicate comun, porém nele regula-se a abertura das lâminas de acordo com o diâmetro do condutor a ser desencapado. Outro tipo de decapador é o desarme automático. Nele existem orifícios com diâmetros reguláveis correspondentes aos diversos condutores. Ao pressionar suas hastes, tanto o corte como a remoção da isolação são executados.
A conexão não desmontável (garra crimpada) é obtida através da crimpagem do cabo no terminal, por um dispositivo ou alicate de aplicação. O Alicate Prensa Terminal manual para instalar terminais e emendas não isolados. Possui matriz fixa para compressão, cortadora e desencapadora de fios e cabos.
Alicate de pressão, que funciona sob o princípio de catraca e destina-se exclusivamente para a fixação dos terminais e emendas pré-isoladas. Possui matrizes que realizam simultaneamente as compressões do barril e da luva plástica dos terminais.
A possibilidade de oxidação e corrosão na crimpagem do terminal é eliminada através de uma perfeita conexão obtida entre a garra do terminal e o condutor. 
Esta conexão é convertida basicamente em uma massa homogênea, através da crimpagem, cuja pressão é controlada pela ferramenta de aplicação. Apressão de crimpagem é controlada pela altura (H), como mostra a figura. 
Esta altura é determinada pela condição ótima entre condutividade elétrica e a força de arrancamento do condutor após a aplicação.
No processo de crimpagem, recomenda-se a formação da boca de sino, evitando que a aresta da própria garra condutora possa danificar filamentos do cabo. Além disso, outras características precisam ser observadas para a formação de uma boa crimpagem, conforme ilustrado na Tabela Controle de Crimpagem.
Toda conexão, quando percorrida por uma corrente elétrica, sofre aquecimento por efeito Joule, a exemplo da resistência de um chuveiro. Este aquecimento varia em função de algumas propriedades do terminal, como: material; acabamento; bitola, etc.
As características técnicas e dimensões de terminais de compressão comerciais podem ser consultadas nos catálogos disponíveis nos links abaixo: 14_08_021 Terminais Compressão.
As características técnicas e dimensões de terminais ilhós comerciais podem ser consultadas nos catálogos disponíveis nos links abaixo: 14_08_022 Terminal Tubular Ilhós.


#


#