Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Como Instalar Cerca Elétrica

Olá
Olá pessoal, hoje falaremos sobre a cerca elétrica.




A cerca elétrica é o mais avançado sistema de proteção para residências, empresas, indústrias e sítios, pois impede que o ladrão penetre no local. Também traz benefícios como baixo consumo de energia, maior resistência ao tempo, sendo um produto de total segurança, alta confiabilidade e baixo custo.  Hoje a área de segurança eletrônica é a mais remunerada financeiramente ,sendo um instalador de cerca –  elétrica terá um faturamento muito bom,pois esse ramo cresce a cada dia mais ,a proteção perimetral é impossível ser obstruída o choque é pulsativo não mata as centrais vendidas no mercado são de 8.000 –  10.000 –  12.000  volts ,este tipo de choque repele o invasor ,fazendo com que ele sinta os menbros superiores e  fique sem ação e o susto é grande ! Animais que por ventura encostem na cerca não sofreram choque letal.pois é indiferente o peso do ser humano ou do animal ! 

Composição do sistema: A cerca é formada pela central de eletrificação, haste terra, cabo de alta tensão,
hastes de fixação, isoladores, fio de aço inox, bateria, sirene e placas de aviso.


   Centrais de Eletrificação:
 As centrais de eletrificação geram os pulsos de alta tensão. Alimentam-se da energia da rede elétrica com 110 ou 220 volts que carrega uma bateria de 12 volts. Essa energia é convertida em pulsos de 8 a 10 mil volts e baixa corrente, em torno de 0,002 Amperes. Os pulsos são de curta duração e se repetem em intervalos de 60 vezes por minuto, valores integrados dentro das normas internacionais de segurança. 


Publicidade:



   Haste Terra:
 Responsável pelo bom funcionamento do sistema e pela qualidade dos pulsos elétricos gerados pela central. O terra deve ser de boa qualidade e a haste deverá ter no minímo um metro de comprimento e com diâmetro de 5/8". 

   Cabo de Alta Tensão:
 Tem como função interligar a cerca de aço inox à central. Para realizar esta ligação se fazem necessários dois fios, um que leva a energia até a cerca e outro de retorno. Os cabos utilizados para esta finalidade deverão possuir características técnicas para isolamento minímo igual ou superior à tensão de pulso da central. 
 
   Hastes de Fixação:   As hastes têm a função de sustentar os isoladores e formar a cerca. Devem ter espaçamento pré-definido e recomenda-se que a distância entre as hastes nunca seja superior a 2,5 metros. Podem ser fornecidas em alumínio ou ferro e possuem orifícios para a fixação dos isoladores, espaçados a 17cm entre si. A fixação da haste pode ser feita por meio de parafusos ou chumbada junto à parede. 
   Isoladores:
 Têm como objetivo servir de apoio aos fios de aço inox que compõe a cerca, mantendo-os esticados. Os isoladores são feitos de polipropileno, material que proporciona durabilidade e maior capacidade de isolação (15 mil Volts). Os isoladores devem ser presos às hastes por meio de parafusos.  

Fio de Aço Inox:

É utilizado para cercar o perímetro ao qual se deseja proteger. Fornecido em rolos de 500 metros, possui diâmetro de 0,5 mm. Também pode ser utilizado arame galvanizado no lugar do fio de aço-inox. Em istalações muito extensas, recomendase o uso de fio com secção superior, pois proporciona maior resistência mecânica e menor resistência elétrica. 
   Bateria:

Responsável pelo funcionamento da central em caso de falta de energia da rede elétrica. A bateria utilizada neste sistema é do tipo 12V. Alguns modelos de centrais permitem o alojamentos da bateria em seu interior. 
   Sirene:
 Tem como função alertar o responsável pelo local de que a cerca foi interrompida ou se encontra aterrada em algum ponto do percurso. Indica uma possível tentativa 
de invasão ou problema com o sistema. Dessa maneira proporciona maior confiabilidade.


Placas de Aviso:  
Indicam a presença da cerca elétrica. Inibem as tentativas de invasão e devem ser postas nas hastes de fixação a cada 5 metros.   Neste curso você ficara apto a instalar uma cerca –  elétrica seja qual for o tamanho ,ira aprender desde a confecção da cerca – elétrica até como adcionar uma discadora a central de shock e quando ouver disparo da mesma irá discar para os telefones pré –programados na discadora, existe também centrais que possuem um setor de alarme para serem colocado sensores infravermelhos e de contato com fio e sem fio !   Os pulsos elétricos proporcionam choques não-fatais. Apesar de serem pulsos de alta tensão, de 8 a 10 mil Volts, possuem baixíssima corrente elétrica, em torno de 0,002Amperes. Os pulsos são enviados ao redor da propriedade em fios de aço inox apoiados em isoladores presentes nas hastes de fixação. Ao tocar o fio o invasor fecha o circuito "fio da cerca - invasor - terra". A eletricidade atravessa seu corpo e ele leva um grande "beliscão". 

CERCA –  ELÉTRICA

Kit composto por central eletrônica, sirene, hastes de alumínio e cabos. Ideal para instalação sobre muros e gradis acima de 2,00m. Inibe tentativa de invasores. Consiste em uma cerca com 4, 6 ou 8 filamentos de fios ligados a uma central de choque. 

EFEITO INIBIDOR PISCOLÓGICO: É constituída por fios de aço inox de alto brilho, sustentados por hastes de alumínio com isoladores em poliéster de fácil visualização o que inibe invasores. Estes fios quando rompidos ou tocados provocam o disparo da sirene, e como opção também podem acionar holofotes e discadoras telefônica.Como fator inibidor este sistema conta ainda com um ingrediente especial: o invasor recebe o pulso de alta tensão (entre 8.000 e 11.000 Volts dependendo do modelo do aparelho) porem de baixíssima amperagem (0,002A). O choque é do tipo pulsativo aplicado a cada 1,2 segundos e dura apenas um milésimo de segundo, isso faz com que a descarga elétrica dê um tranco bem desagradável no invasor, porem o mesmo não corre risco de vida - não é fatal. Isso torna a cerca elétrica o sistema de proteção perimetral mais adequado e muito eficiente. 


Publicidade:


A altura mínima do muro deve ser de 2 metros, as hastes de alumínio são fixadas
com parafusos e buchas no caso de paredes  e onde for grades de metal pode-se usar parrafusos ou rebites,mantenha as hastes no plumo e depois de fixadas todas as hastes você poderá colocalas em ângulo para dificultar a invasão,os isoladores devem permanecer para o lado de fora do local onde a cerca é instalada (para evitar que retirem os isoladores através do parafuso) deve-se manter as plantas e galhos de arvores afastadas da cerca para evitar disparos falsos.


 



Recomendamos:


#


#