Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Cursos ideais para Eletricistas, ou quem queria entrar para carreira.

O curso para eletricistas é bem amplo e tem a função de tornar o profissional atualizado sobre o mercado de trabalho e exigências gerais do mercado, esse curso poderá ser presencial ou em uma Plataforma Online como por exemplo a do Blog Ensinando Elétrica conheça clicando aqui!




Eles se dividem em curso para eletricistas residenciais, prediais e industriais. Além disso, o curso para eletricistas deve contar em seu conteúdo programático com matérias como segurança em instalações para prevenção de acidentes e outros conhecimentos necessários para exercer a profissão.

Mercado de um curso para eletricistas

O mercado de trabalho para eletricistas é grande, pois é um profissional que pode ser contratado por grandes, médias e pequenas empresas de construção civil, e ainda há oportunidades de trabalho em indústrias para eletricistas industriais e oportunidades para realização de trabalhos de forma autônoma.

Opções de curso para eletricistas  

Para orientar a escolha dos interessados em se qualificar como eletricista, o curso para eletricistas aborda: Eletricista residencial o eletricista residencial pode atuar de forma individual ou conjunta, sendo contratado por empresas de construção civil.

Para se qualificar, o eletricista residencial realizará um curso para eletricistas que tenha como conteúdo programático o estudo e interpretação de desenhos de fiação elétrica. Além disso, no curso, o estudante aprenderá sobre instalação, execução de reparos, troca de equipamentos com defeitos e outros conhecimentos que serão passados nos cursos.

O curso para eletricistas prediais tem o mesmo conteúdo do curso para eletricistas residenciais, onde o aluno aprenderá também a utilizar ferramentas, a realizar cálculos e outros conhecimentos como segurança, prevenção contra acidentes e primeiros socorros. Além dos conteúdos acima, o curso para eletricistas deve dar todo o respaldo para que os profissionais aprendam a atuar de forma teórica e prática, conheçam as legislações cabíveis ao setor, códigos e normas técnicas.

 Eletricista industrial – o eletricista industrial é aquele profissional apto a atuar em indústrias de diversos segmentos. Para preparar este profissional para o mercado de trabalho é necessário que o curso capacite eletricistas para manutenção industrial, instalação e conhecimento de comandos elétricos. Um bom curso para eletricistas deve preparar o aluno para a realização de instalações, manutenções, comandos elétricos em geral, etc. e também para lidar com comandos e proteção de motores elétricos, que são monofásicos ou trifásicos, além da escolha ideal de condutores elétricos, dispositivos de proteção e comando.

 O curso para eletricistas industriais é mais complexo, pois a área de eletricidade industrial é maior e deve capacitar o aluno a lidar e conhecer a automação, os CLPs, sensores, interfaces homem máquina  e atuadores e outros equipamentos. Para ser completo, o curso para eletricistas Industriais deve contar com pelo menos 11 módulos, mais o módulo sobre Segurança e Primeiros Socorros. Os interessados em realizar um curso completo para eletricistas prediais ou industriais devem escolher uma instituição competente e com estrutura essencial para a capacitação e orientação profissional.

 Além do ENSINANDOELETRICA, os estudantes podem procurar o curso para eletricistas em instituições federais para preparação técnica e profissionalizante de sua região, como os Cefets, os Institutos Federais de Tecnologia e outras instituições que sejam competentes e oferecem toda a estrutura para ministrar as aulas para Eletricistas.

 Enrolador de motores elétricos0 enrolador de motores elétricos é um profissional essencial no mercado de trabalho, pois se especializa em atividades necessárias para serviços ligados a operações com motores elétricos. No curso para enrolador de motores elétricos, o aluno aprenderá como desmontar motores, como remover fiações queimadas e outros procedimentos. O curso completo é composto de diversos módulos com aulas teóricas e práticas.

 NR-10 – o curso para eletricistas sobre a NR-10 é bastante procurado, pois a norma NR-10 é importantíssima para o dia a dia dos profissionais eletricistas. A norma NR-10 detalha um programa de treinamento com conhecimentos essenciais para quem exerce atividades na área da eletricidade. O curso é composto dos conteúdos: segurança com eletricidade, análises de riscos, estudo de Normas da ABNT para o setor elétrico, primeiros socorros e outros conhecimentos. Ele capacita e habilita o profissional a receber o registro profissional e atuar com mais segurança e credibilidade no mercado. Por isso, antes de ingressar em um curso NR-10, verifique quais instituições oferecem este curso com qualidade e estrutura.

Qualificações pessoais para um curso para eletricistas

Algumas qualificações pessoais para exercer a profissão não são adquiridas em curso para eletricistas e fazem parte do talento pessoal desses profissionais. Incluídas nas competências pessoais que são adquiridas com experiência no mercado de trabalho e capacidades individuais, essas qualificações pessoais permitem que os profissionais tenham senso de praticidade, raciocínio lógico, organização e rapidez, e outros requisitos que, alinhados a técnica, fazem do eletricista um profissional completo depois de ter um curso para eletricistas.


Lembre - se um Eletricista Autônomo de sucesso pode ganhar mais de 20 mil reais no mês.
#


#