AD (728x90)

gifgifs.com

Aplicação de Rele de Nível Exemplos

Recomende isso
DESCRIÇÃO

Os Relés de Nível Inferior e Superior, são destinados a supervisão de líquidos condutores de corrente elétrica não combustíveis.

Seu contato de saída pode ser utilizado para desligar um motor, interromper circuitos ou acionar algum dispositivo de segurança ou proteção, desde que sejam respeitados os limites máximos do contato de saída.

Rele de Nível Altronic




TIPOS DE RELÊS DE NÍVEL:

Relé de Nível Inferior: supervisiona e controla o nível de líquidos condutores de corrente elétrica não combustíveis em poços artesianos, reservatórios, tanques ou em locais onde se utilizam bombas
submersas.
Relé de Nível Superior: monitora e controla o nível de líquidos condutores de corrente elétrica não combustíveis em caixas d’água, reservatórios, tanques, etc.

OPERAÇÃO E FUNCIONAMENTO

RELÊ DE NÍVEL INFERIOR: O Relé permite, através de 3 eletrodos conectados às entradas ER (eletrodo referência), EI (eletrodo inferior) e ES (eletrodo superior), controlar níveis mínimo e máximo do líquido que está sendo monitorado.
Para seu correto funcionamento, os eletrodos deverão ser instalados na seguinte ordem:
• Eletrodo ES: no nível máximo a ser monitorado;
• Eletrodo EI: abaixo do nível mínimo;
• Eletrodo ER: abaixo do nível mínimo.

Quando, ao mesmo tempo, os três eletrodos estiverem em contato com líquidos de resistência menor que 100KOhms e inferior à sensibilidade ajustada, o contato de saída do relé é acionado, fechando os contatos C-NA e abrindo os contatos C-NF. A medida em que o nível do líquido diminue, o eletrodo ES não estará mais em contato com este líquido e, em seguida, o mesmo ocorrerá com o eletrodo EI. Neste momento os contatos C-NA serão abertos e os contatos C-NF serão fechados, permanecendo assim até que o líquido volte a subir e entre em contato novamente com os eletrodos EI e ES.

RELÊ DE NÍVEL SUPERIOR: O Relé permite, através de 3 eletrodos conectados às entradas ER (eletrodo referência), EI (eletrodo inferior) e ES (eletrodo superior), controlar níveis mínimo e máximo do líquido que está sendo monitorado. Para seu correto funcionamento, os eletrodos deverão ser instalados na seguinte ordem:

• Eletrodo ES: no nível máximo a ser monitorado;
• Eletrodo EI: abaixo do nível mínimo;
• Eletrodo ER: abaixo do nível mínimo.

Enquanto os eletrodos ES e EI se mantiverem afastados do líquido ou este apresentar um valor de resistência superior a sensibilidade ajustada ou acima de 100KOhms, os contatos de saída C-NA permanecerão fechados e os contatos C-NF abertos. A medida em que o nível do líquido monitorado for aumentando, os eletrodos EI e ES entrarão em contato com o mesmo, respectivamente. Quando isto ocorrer, o contato de saída do relé será desativado, abrindo os contatos C-NA e fechando os contatos C-NF, permanecendo assim até que o líquido diminua e os eletrodos EI e ES não estejam mais em contato com o líquido.

EXEMPLOS DE APLICAÇÕES COM RELÊS DE NÍVEL:

Aplicação Básica



Aplicação Básica 02 Acionamento Automático Apenas pelo Rele de Nível



Aplicação Básica com Chave Seletora Opção Manual e Automático.


Sempre faça as instalações elétricas utilizando os equipamentos de segurança e painel desenergizado.


Postado por

Felipe Vieira Eletrotécnico a 12 anos trabalha em sua Empresa Fast Help Instalações Elétricas e dedica boa parte do seu tempo a repassar seus conhecimentos aos seguidores do Ensinando Elétrica. O Blog já supera a marca de 6 milhões de visitas desde seu lançamento.

0 Perguntas e Comentarios:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo ao Blog Ensinando Elétrica, deixe sua duvida. que logo responderemos, vasculhe bem o blog tem muita coisa interessante e não se esqueça de virar seguidor e receber atualização de matérias no seu e-mail.

Faça como esses Eletricistas siga você também!

© 2013 Ensinando Elétrica. All rights resevered. Designed by Templateism