Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Interpretação de um Projeto Elétrico Residencial.


A simbologia se trata de uma forma de linguagem, bem como todo o conjunto que completa um determinado projeto (esquemas, desenhos, detalhes, dentre outros), deve ser EXATA para ser compreensível e também clara e de fácil interpretação para os que utilizarem. Do mesmo modo que uma língua, a simbologia está subordinada a regras, que são  as NORMAS TÉCNICAS DA NBR:5444.

A simbologia se baseia em quatro elementos geométricos básicos: traço, triângulo equilátero, círculo e o quadrado.

1. O traço cheio representa o eletroduto embutido na laje ou parede, o  traço tracejado representa o eletroduto na parede e traço tracejado com pontinho representa sob o solo.

2. O circuito pode representar vários objetos: o ponto de luz no teto ou parede, interruptor, tomadas e qualquer dispositivo embutido no teto. O ponto de luz deve sempre ter o diâmetro maior que o do interruptor e tomadas.

3. Anteriormente o simbolo do interruptor era um S, você ainda pode encontrar projetos em que o projetista utiliza o S como interruptor.

4. O triângulo ou círculo com divisões representa tomadas em geral . Variações indicam mudança de significado e função (tomadas de força, tomadas de telefone, etc. bem como modificações na altura de montagem ).

5. O quadrado representa qualquer tipo de elemento no piso ou conversor de energia


Vamos usar a planta abaixo de um Projeto Elétrico, para exemplificar o que foi dito acima.




Os condutores, pontos de luz, e interruptores são representados assim:



Significado dos símbolos em algumas tabelinhas práticas.















Um projeto é um conjunto de símbolos desenhados sobre uma planta baixa interligados de tal forma para mostrar com deve ser executada a obra.
Essas são algumas simbologias usadas em  projetos elétrico, sempre seguindo a NBR:5444. Abaixo está o link para download da Norma.


Maria Sabrina Pereira / Engenheira Eletricista

msp.sabrina@gmail.com
#


#