Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

O que faz um Eletricista?

Os eletricistas são profissionais fundamentais no setor industrial e, principalmente, na área de construção civil.

Basicamente, o trabalho de um eletricista profissional é instalar, testar, ligar e manter os sistemas elétricos com desempenho 100% seguro e eficiente para residências, escritórios e também para fins industriais. Esses profissionais podem se especializar nas áreas de mecânica, manutenção, eletroeletrônica e outras, sendo que executam as tarefas em estreita colaboração e parceria com os engenheiros técnicos, da área de engenharia manutenção industrial, manuseando máquinas e serviços de reparo na instalação de sistemas complexos de fiação elétrica. Pode-se dizer que um eletricista muito bom é um dos ativos mais importantes de uma empresa de construção.
Eletricistas formados em cursos técnicos já saem para o mercado de trabalho aptos para a instalação de mecanismos simples de fiação, instalação de cabos coaxiais para computadores e sistemas de telefonia para os projetos mais complexos para sistemas industriais. Eles são especialistas em usar os tipos de materiais de fiação mais adequados aos equipamentos elétricos e ferramentas. Também é função dos eletricistas de manutenção e de outros setores de engenharia saber ler e interpretar projetos, sendo que eles, muitas vezes, fornecem os retoques finais em um projeto de construção em termos de efeitos de iluminação.
O trabalho de um eletricista é de alto risco de acidentes como choque elétrico, quedas de andaimes ou de escadas. Eles trabalham nas situações mais desconfortáveis, por isso, há a necessidade de utilizar sempre equipamentos de proteção individual para evitar acidentes graves, especialmente quando o profissional trabalha diretamente com instalação e monitoramento de circuitos elétricos, seja em indústrias ou na construção civil.
Para todos os riscos que estão dispostos a assumir na carreira, eletricistas são bem recompensados ganhando, em média, de R$ 2.000,00 a R$ 3.000,00 por mês, dependendo da sua experiência, dos conhecimentos técnicos adquiridos com cursos complementares e também da região onde atua. Sempre haverá oportunidades de emprego para eletricistas, porque há sempre um projeto de construção em curso, principalmente levando-se em conta que o setor de construção civil no Brasil cresce vertiginosamente. As empresas sempre precisarão de serviços de manutenção uma vez que elas contam com uma grande quantidade de eletricidade para manter as operações fluindo normalmente.
#


#