Contador de visita

enquete

Fale conosco

Senha seguidores

Zelamos pela qualidade, nada de publicidade e poluição visual, contribuem com nosso trabalho.

Cabos Elétricos de longas distancias a bitola certa.




- Exemplo:  Ao utilizar um bomba d’água, tipo ANAUGER 900 – 220V, a uma distância de 180 metros qual a bitola do fio ou cabo necessário para que este não tenha fuga de energia.




Na verdade a "FUGA DE CORRENTE" em cabos elétricos de longa distância se traduz em queda de tensão e aumento da corrente em ampères devido a RESISTÊNCIA à passagem dos elétrons pelo condutor (fio) de acordo com a distância a ser percorrida.

Neste caso descrito por você, a distância de 180 metros em rede de 220 volts, não vai haver uma queda acentuada da tensão em volts, bastando para isso utilizar a bitola correta dos cabos condutores (fios).

A bomba Anauger 900 tem uma potência de 450 watts e funcionando em 220 volts, tem como corrente o valor de 2,04 ampères.

De acordo com as normas técnicas, quanto menor for a seção (bitola) do condutor (fio), maior será a sua resistência elétrica, e consequentemente maior a perda de energia ao longo do percurso.

A Fábrica PIRELLI diz que a queda de tensão em seus cabos condutores é o seguinte na tabela calculada por seus técnicos e utilizada como parâmetro por muitos eletricistas:



Bitola          Resistência por Quilometro (Km)       Queda de tensão p/quilometro(km)

1,5 mm²                      12,1 Ohm                       23,9 volts

2,5 mm²                       7,41 Ohm                      14,7 volts

4,0 mm²                       4,61 Ohm                        9,2 volts



Portanto no seu caso, como a distância não é muito longa (180 metros) e a corrente de trabalho da Bomba Anauger é de 2,04 ampères, a queda de tensão será mínima, desde que se houverem emendas, elas devem estar bem feitas e justas, sem mau contato, e devidamente isoladas com fita isolante de boa qualidade.

Se a emenda for ao ar livre, sugiro a utilização de fita isolante de AUTO FUSÃO, que é de uso especial e um pouco mais cara, pois evita a penetração de umidade nas emendas.

Sua utilização é a seguinte: quanto mais você a esticar, mais ela adere no fio condutor, pois quando ela estica, acontece uma reação química em que ela se aquece um pouco, tornando a emenda firme e uniforme à medida que você enrola em volta da emenda.

Quanto ao calibre ou bitola do cabo condutor (fio), utilize a maior bitola possível, para prevenir possível queda de tensão e aumento da corrente ao aciona-la, devido ao pico de tensão na partida.

Eu aconselho a utilizar o condutor de 4 mm² de seção ou no mínimo o de 2,5 mm².

Assim você estará despreocupado e não terá problemas futuros na rede elétrica da bomba.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Início

3 comentários:

  1. ola amigo, qual é o calculo para achar a bitola do fio?

    ResponderExcluir
  2. Olá Igor. Tenho quase certeza que não existe fórmula para calcular a bitola do cabo(fio). Existe Fórmula para vc encontrar a (A)mperagem necessária e através dessa amperagem consultar a tabela padrão para encontrar a bitola do cabo.

    Exemplo 1: Chuveiro 5.500w em um tensão 220V.
    5.500/220 = 25A
    Para tal exemplo, vc usará um disjuntor de 32A e cabo 4mm²

    Exemplo 2: Chuveiro 5.500w em um tensão 127V.
    5.500/127 = 43A
    Para tal exemplo, vc usará um disjuntor de 50A e cabo 10mm²

    Para encontrar essa tabela de cabos procure "Tabela Cabos elétricos" no Google ou http://www.sil.com.br/eletricista/tabelas.aspx (5º quadro)

    Obs: (Seção = Bitola), (Cabos = Vários fios)

    Existe um aplicativo para ANDROID que faz todos esses cálculos para vc.

    Cálculo - Condutores Elétricos (Criador: Rafael Barbosa da Cruz)

    Espero ter ajudado.

    Emerson Francisco

    ResponderExcluir
  3. Puxa Felipe, sua descrição me deixou confuso, pois acredito que sejam dois tópicos distintos: 1- a FUGA DE CORRENTE está ligada a perdas não previstas em ramos elétricos. Por exemplo, em transmissões de alta-tensão, um mau isolamento provoca perdas ao criar ramificações na linha principal. Por praxe, FUGA indica pequenas correntes perdidas, sendo que as grandes, geralmente são referenciadas como CURTO. 2- quanto a distancia, além da queda de tensão, o aumento da resistencia do cabo pelo aumento da distancia, implica na REDUÇÃO (e não no aumento) da corrente no cabo, pela lei de Ohm.

    ResponderExcluir

Seja Bem Vindo ao Blog Ensinando Elétrica, deixe sua duvida. que logo responderemos, vasculhe bem o blog tem muita coisa interessante e não se esqueça de virar seguidor e receber atualização de matérias no seu e-mail.

GUIA DO ELETRICISTA! FAÇA O DOWNLOAD

Livro Eletricista Manutenção Industrial

Quer aprender elétrica? clique aqui

Comandos Elétricos

TABELA DE MOTORES WEG

Perguntas do dia!

Perguntas do dia!

Perguntas do dia!