Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Riscos da Eletricidade, Vamos nos cuidar.

O uso de energia de maneira segura e correta pode preservar a vida, prevenindo graves acidentes como choques elétricos e queimaduras.


Para não se arriscar, você deve tomar alguns cuidados que garantam sua integridade física e a dos demais que estão a sua volta.

Quer saber como evitar choques elétricos? Acompanhe este post e confira!

O que fazer?

Para evitar choques elétricos é necessário ter bastante atenção ao manusear fios e em aparelhos elétricos. Sempre que for ter contato com geradores de eletricidade, tome as devidas precauções para não tomar choques e não sofrer lesões mais graves.

Como se proteger?

Jamais manuseie aparelhos elétricos energizados com as mãos molhadas;
Ao trocar as lâmpadas, desligue o disjuntor ao circuito da troca;
Substitua tomadas ou interruptores que tenham partes derretidas;
Coloque um protetor de tomadas para evitar acidentes com crianças;
Mantenha-se afastado das fiações elétricas na rua;
Oriente as crianças a não soltarem pipas perto das redes elétricas;
Não tente fazer consertos em instalações elétricas internas caso não tenha o entendimento necessário.
Como fazer para evitar choques elétricos

1. Não sobrecarregue as instalações elétricas

Apesar de ligar vários aparelhos na mesma tomada ser um hábito bastante comum, a ação poderá ocasionar uma sobrecarga no circuito, podendo ocasionar desarme no disjuntor. Evite colocar vários aparelhos numa mesma tomada para evitar o risco de curtos-circuitos.

2. Não deixe aparelhos eletrônicos energizados perto da pia

Caso um aparelho eletrônico caia na água (seja na pia, no chuveiro ou na banheira) ele poderá sofrer uma pane elétrica que além de danificar o equipamento, pode dar choques em quem estiver muito perto.

3. Tenha cuidado ao trocar a temperatura do chuveiro

O ideal é que o chuveiro esteja desligado para trocar a temperatura, ainda mais se o corpo estiver molhado. Além desses cuidados, é recomendável sempre estar usando chinelos de borracha (apesar de não ter muita eficácia na prevenção de acidentes, pode amenizar o choque.

4. Tenha cuidado ao instalar antenas de TV

Só faça as instalações de antenas de TV caso o tempo esteja bom e tome cuidado para não chegar perto de fios elétricos. Calcule também a distância para que a antena não encoste nos fios em casos de queda, contatando a distribuidora de energia caso haja algum acidente pela aproximação destes elementos.

5. Tenha atenção com as crianças

Crianças pequenas, em seus primeiros anos de vida têm bastante curiosidade de mexer em todos os objetos que possam encontrar pela frente, por isso, tome cuidado com os objetos energizados perto dos pequenos, se possível coloque protetores nas tomadas e não deixe os fios espalhados pela casa.

6. Utilize um organizador elétrico

Para organizar seu ambiente com mais segurança, utilize um organizador elétrico. Além de acabar com um emaranhado de fios espalhados pelos cômodos, este produto não interfere no funcionamento dos aparelhos.

7. Tome cuidado ao se aproximar de vítimas de choques elétricos

Para interromper os choques elétricos que uma pessoa estiver sofrendo, nunca toque diretamente nela. O ideal é afastá-la do agente causador do choque com materiais não condutores como uma corda, materiais de borracha ou até mesmo um pedaço de pau.

Agora que você já conheceu os 7 passos simples para evitar choques elétricos, que tal seguir nossas publicações no Linkedin, Youtube e Facebook. Acompanhe nossos posts com as melhores dicas e fique sempre atualizado. Até a próxima!
#


#